realizată de Francihelio nunes 1 an în urmă
106
Mai multe ca aceasta
Adições extras: Frutas frescas ou secas, nozes, coco ralado, chocolate em pedaços ou gotas, cereais, iogurte, cream cheese e outro ingrediente
Extratos e especiarias: Extratos de baunilha, limão, laranja ou amêndoa, canela, noz-moscada e outras especiarias podem ser adicionados ao bolo para dar sabor e aroma extra.
Fermento em pó: O fermento em pó ajuda o bolo a crescer e a ficar fofo.
Leite: O leite ajuda a dar umidade e maciez ao bolo. Você pode usar leite de vaca, leite de amêndoa, leite de coco, leite de soja ou qualquer outro leite vegetal.
Gordura: A gordura ajuda a dar sabor e textura ao bolo.
Ovos: Os ovos ajudam a dar estrutura e a unir os ingredientes do bolo. Eles também ajudam a dar maciez e umidade. Se você é vegano ou tem alergia a ovos, existem substitutos à base de plantas que podem ser usados.
Açúcar: O açúcar é usado para adoçar o bolo. O açúcar branco granulado é o mais comum, mas também é possível usar açúcar mascavo, açúcar de coco, mel, xarope de bordo ou outros adoçantes naturais.
Farinha: A farinha é a base do bolo e ajuda a dar estrutura e textura. A farinha de trigo é a mais comum, mas também é possível usar farinhas sem glúten, como farinha de arroz, farinha de amêndoa, farinha de coco, farinha de milho ou farinha de grão-de-bico.
Batata-doce: a batata-doce é uma excelente fonte de carboidratos complexos, fibras e vitaminas A e C. Ela também contém ferro, potássio e cobre.
Mandioca: a mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é uma importante fonte de carboidratos na América Latina, África e Ásia. Ela é rica em amido, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, fósforo e ferro.
USO DE TUBÉRCULOS EM BOLO
• Batata-doce: sabor adocicado • Mandioca: textura densa • Cenoura: sabor doce e úmido • Beterraba: sabor doce e cor vermelha • Batata: sabor neutro e textura úmida • Inhame: sabor neutro e textura densa
Amido de tapioca: É um amido extraído das raízes de mandioca. É comumente usado como espessante em molhos, pudins, sopas e outras receitas. A tapioca é uma fonte de carboidratos e não contém gordura, proteína ou colesterol. É livre de glúten e pode ser uma boa opção para pessoas com intolerância ao glúten.
Araruta: é um amido extraído das raízes da planta Maranta arundinacea. É rico em carboidratos e baixo em proteínas e gorduras. Também é livre de glúten e pode ser usado como substituto para o amido de milho em receitas.
Amido de batata: é um amido fino e branco, extraído das batatas. É rico em carboidratos e baixo em proteínas e gorduras. Possui um sabor suave e neutro. Também é livre de glúten e pode ser usado como substituto para a farinha de trigo em receitas.
Amido de milho: é um dos tipos mais comuns de amido utilizado na culinária. É rico em carboidratos e baixo em proteínas e gorduras. Possui baixo teor de vitamina
USO DE AMIDOS EM BOLO
• Amido de milho: textura leve e macia • Farinha de trigo: textura padrão • Araruta: textura elástica • Tapioca: textura viscosa