Categorii: Tot - vertebrados - mamíferos - fecundação

realizată de Rita Sarmento 9 zile în urmă

30

Vertebrados

Os vertebrados são animais que possuem coluna vertebral e crânio, pertencendo ao filo Chordata. Surgiram há aproximadamente 525 milhões de anos e apresentam características como notocorda, cordão nervoso dorsal, fendas faringianas e cauda muscular.

Vertebrados

PARTICIPANTES: Maria Rita Sarmento, Marília Cavalcanti, Sâmya de Melo TURMA: Edificações - 4º ano/vespertino

Ser humano, cachorros, girafa, leão, tigre, macaco, boi, urso

Flamingo, as araras, o urubu, o papagaio, a ema, o pavão

Excretam amônia (anfíbios excretam ureia na fase adulta)

Endotérmicos

Ectotérmicos

Vertebrados

Cinco classes

Mamíferos
Se destacam por apresentar glândulas mamárias e corpo com pelos. Os pelos são importantes para a manutenção da temperatura corporal. As glândulas mamárias, por sua vez, são importantes na produção de leite, uma substância nutritiva usada na alimentação dos filhotes.

Apresentam heterodontia, os dentes são diferentes. E cada grupo dos mamíferos apresenta dentição compatível com os seus hábitos alimentares. Os ruminantes têm estômago bem desenvolvido e com bactérias que contribuem para a digestão da celulose.

Alguns mamíferos hibernam. Diminuem de forma drástica a taxa metabólica, e assim podem sobreviver em períodos extremamente frios e com escassez de alimentos.

Possuem panículo adiposo, uma estrutura que contribui para a reserva de energia e isolamento térmico. Apresentam bexiga natatória e a excreta nitrogenada mais comum é a uréia.

Aves
Se destacam pela presença de penas. O corpo é revestido por penas, são bípedes e apresentam asas e bico. Os dentes estão ausentes e muitas espécies estão adaptadas ao voo. Nem todas as aves voam.

Bexiga ausente - liberam urina com as fezes.

Quase todas as espécies têm a glândula uropigiana, a única glândula epitelial. Produz uma secreção oleosa que impermeabiliza as penas. Por isso, ao mergulhar as aves aquáticas não ficam encharcadas.

A presença de penas e de gordura subcutânea ajuda na retenção de calor.

Anfíbios
Possuem alguns representantes com uma “vida dupla”. Muitas espécies possuem respiração cutânea, fazendo-os viver em ambientes úmidos a fim de manter a pele com características adequadas para as trocas gasosas.

Sapos, rãs, pererecas, salamandras, tritões, cobras-cegas e cecílias.

Várias espécies apresentam glândulas de veneno na sua pela. Algumas têm cores vibrantes para usar como alerta, afastando predadores.

Répteis
Estão bem-adaptados a viver no ambiente terrestre. Possuem epiderme grossa com escamas e/ou osteodermas, protegendo o corpo do animal da dessecação e abrasão. Alguns representantes botam ovos com casca, o que é fundamental para a proteção do embrião.

tartaruga, jabuti, cágado, cobra, serpente, jacaré, crocodilo, camaleão, iguana e lagarto.

A grande maioria das espécies apresentam dentes que contribuem para o processo de alimentação ou para inocular veneno, no caso das serpentes. Excretam ácido úrico.

Peixes
Vivem em ambiente aquático, seja água doce ou salgada. Possuem corpo com formato hidrodinâmico, grande quantidade de muco em sua pele e nadadeiras que auxiliam na natação. Os peixes apresentam respiração branquial.

sardinhas, as garoupas, o bacalhau, o atum

Linha lateral, que tem função sensorial e detecta as vibrações na água

Fazem parte do filo Chordata (apresentam como características marcantes a presença de uma notocorda, um cordão nervoso dorsal oco, fendas faringianas e uma cauda muscular pós-anal)

Fecundação interna ou externa
Vivíparas - embrião cresce no interior da mãe ligado à placenta
Ovovivíparas - embrião cresce no interior na mãe no ovo
Ovíparas - ovos no exterior do corpo
Apresentam a maioria dos anexos embrionários
Pele formada por duas camadas: derme e epiderme

Grupo de animais que destacam-se por possuírem coluna vertebral e crânio.

Os vertebrados são organismos que evoluíram dos cordados. E são muito semelhantes aos anfioxos. Estima-se que surgiram há 525 milhões de anos atrás.