Existem diversas modalidades dentro do ciclismo, cada uma com suas próprias características e regras específicas. Entre elas, destacam-se as provas de mountain bike, realizadas em terrenos acidentados com obstáculos naturais, e as provas de BMX, que ocorrem em pistas de madeira inclinadas.
Provas em pistas (Geralmente de madeira, com inclinação de 41 graus e com extensão de 250m
MTB (Moutain Biike) Prova em montanhas
ASPECTOS RELACIONADOS A SAÚDES
Melhora a respiração
Auxilia a saúde cardiovascular
Reduz o estresse
Fortalece a musculatura
ASPECTOS SOCIAIS
No Brasil a bicicleta como meio de transporte não está nem perto de ser uma verdade visível, porém vem aumentando o numero de bicicletas nas ruas estão aumentando a cada vez mais, e a bicicleta contribui para a mobilidade urbana e ao meio ambiente.
TÁTICAS
Um bom equipamento
Sempre evitar pesos desnecessários
Sempre manter um pensamento positivo em longas jornadas
ASPECTOS ECONÔMICOS
Com o crescimento do numero de ciclistas o comercio precisou de uma demanda maior de peças e de bicicletas. E também uma grande taxa de exportação contribui.
ASPECTOS HISTÓRICOS
Primeira prova aconteceu em 1869 e tinha 123km de distancia
Houve um aperfeiçoamento para que as bicicletas pudessem alcançar
Começou como esporte no séc XIX
REGRAS
Bicicros
Estréia na Olimpíada de Pequim, com provas masculinas e femininas em pistas com obstáculos e saltos, que variam de 300 m a 400m.
Mountain bike
Modalidade realizada no terreno cross-country, com obstáculos naturais, subidas, descidas e trilhas de lama. O vencedor é aquele que primeiro cruzar a linha final. Para homens, o circuito varia entre 40 e 50 km. Para as mulheres, entre 30 e 40 km.
Madison
Prova disputada em equipe e também só dispuatda por homens. Consiste em um revezamento de dois ciclistas, em que um corre o mais rápido possível na parte de baixo do velódromo enquanto o outro descansa na parte superior.Para ocorrer a troca é necessário o toque no selim do outro. A cada vinte voltas a dupla pontua. Vence quem completar o maior número de voltas.
Keirin
Originária no Japão, a prova é realizada em oito voltas. Durante as cinco primeiras voltas os atletas seguem uma bicicleta motorizada até uma velocidade de 45 km/h, depois ela abandona a pista e os atletas ficam livres para disputar a medalha nas últimas voltas. Essa modalidade é praticada somente por homens.
Corrida por pontos
Prova mais longa do esporte, com percurso de 40 km para homens e 25 km para mulheres. A cada sprint de dez voltas, os quatros mais rápidos ganham pontos. No último sprint a pontuação é dobrada. Ganha quem somar o maior número de pontos.
Contra o relógio
Cada ciclista larga sozinho na pista, em intervalos de 90 segundos, para percorrer 1.000 metros ou 500 metros, respectivamente homens e mulheres, no menor tempo possível.
Perseguição
Os competidores largam em posições opostas no velódromo. É declarado o vencedor quem primeiro ultrapassar o rival ou quem completar o circuito, de 4 km para homens e 3 km para mulheres, no menor tempo. Também possui a versão em equipe.
Velocidade
São realizadas no velódromo onde dois ciclistas se enfrentam, o percurso de três voltas tem 1.000 metros, mas somente os 200 últimos metros são cronometrados.