Категории: Все - respiração - mitocôndrias - energia - glicólise

по Enrico Santana 4 лет назад

1345

Metabolismo Energético

A quimiossíntese é um processo bioquímico que gera energia química a partir da oxidação de compostos inorgânicos. Essa energia é então utilizada para produzir compostos orgânicos e oxigênio, envolvendo reações entre dióxido de carbono e água.

Metabolismo Energético

Metabolismo Energético

The inventor of Eisenhower Matrix is Dwight David Eisenhower – an American army general and statesman who served as the 34th President of the United States from 1953 to 1961. His method helps us prioritize by urgency and importance.

Quimiossíntese

These tasks are not important but they still need to be done. The question you have to address yourself: Who can do this for you?

Primeira etapa: Composto Inorgânico + O2 → Compostos Inorgânicos oxidados + Energia Química - Segunda etapa: CO2 + H2O + Energia Química → Compostos Orgânicos + O2
A energia química é liberada, empregada na produção de compostos orgânicos e gás oxigênio (O2), a partir da reação entre o dióxido de carbono (CO2) e água molecular (H2O),
É uma reação que produz energia química, convertida da energia de ligação dos compostos inorgânicos oxidados.

fotossíntese

Tasks that are not urgent nor important should be eliminated so you will not waste time doing them.

Reações de fixação de carbono: ocorrem no estroma do cloroplasto (fluido denso no interior da organela).
Reações luminosas: ocorrem na membrana do tilacoide (sistemas de membranas internas do cloroplasto).
É um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar em energia química para realização da síntese de compostos orgânicos.

Fermentação

These tasks are still important but they're not urgent so you can schedule a time to do them.

É realizada por algumas espécies de bactérias, fungos, protistas e células animais, por exemplo, nas células musculares humanas, quando o oxigênio é escasso. Na fermentação láctica, o piruvato é reduzido a lactato, um composto semelhante a ele.
Nela o piruvato é reduzido a etanol (álcool etílico) num processo constituído por duas etapas. Na primeira, o piruvato é convertido em acetaldeído (constituído por dois átomos de carbono) e ocorre a liberação de dióxido de carbono. Em seguida, o acetaldeído é reduzido a etanol  pelo NADH.
O processo de fermentação inicia-se com a degradação da molécula de glicose, constituída por seis carbonos, em duas moléculas contendo três carbonos cada uma, denominadas piruvatos. Esse processo é conhecido como glicólise, ocorre no citosol das células e consiste em 10 reações que ocorrem em duas etapas. Na primeira etapa, ocorre a fosforilação da glicose, que, ao receber fosfato proveniente de duas moléculas de ATP, torna-se quimicamente ativa. Nessa fase há, então, gasto de energia. Na segunda etapa, ocorre a oxidação da glicose, sendo o agente oxidante o  NAD+ (dinucleotídio nicotinamida e adenina), que será reduzido em NADH. A energia liberada nesse processo é utilizada para a produção de quatro moléculas de ATP. Como foram gastos dois ATP na primeira etapa, a glicólise apresenta um saldo energético final de dois ATP. O piruvato permanece no citosol, recebe os elétrons do NADH e é convertido em lactato ou etanol e dióxido de carbono, dependendo do organismo que estiver realizando esse processo. Nele, o NAD+ é então reciclado e poderá ser utilizado novamente na glicólise.

Respiração Celular

Urgent and Important tasks that need to be done now.

A fosforilação oxidativa é uma via metabólica que utiliza energia libertada pela oxidação de nutrientes de forma a produzir trifosfato de adenosina. O processo refere-se à fosforilação do ADP em ATP, utilizando para isso a energia libertada nas reacções de oxidação-redução.
O ciclo de Krebs, tricarboxílico ou do ácido cítrico, também referido como ciclo dos ácidos tricarboxílicos, é uma série de reações químicas que ocorrem na vida da célula e seu metabolismo foi descrito pelo bioquímico alemão Hans Adolf Krebs
Glicólise é uma sequência metabólica composta por um conjunto de dez reações catalisadas por enzimas livres no citosol, na qual a glicose é oxidada produzindo duas moléculas de piruvato, duas moléculas de ATP e dois equivalentes reduzidos de NADH⁺, que serão introduzidos na cadeia respiratória ou na fermentação.
Respiração celular é um processo pelo qual os organismos obtêm energia para realizar as mais diversas atividades A respiração celular ocorre nas mitocôndrias, em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs) e a fosforilação oxidativa.