Kategorier: Alla - microbiologia - microorganismos - bactérias

av Aderlane Laranjeira för 7 månader sedan

102

EVOLUÇÃO DA MICROBIOLOGIA

A microbiologia tem evoluído significativamente desde o final do século XIX, quando Louis Pasteur e Robert Koch começaram a desvendar a importância dos microorganismos para a saúde humana.

 EVOLUÇÃO DA MICROBIOLOGIA

Alunas: Aderlane Laranjeira e Edinelza Martins de Oliveira

EVOLUÇÃO DA MICROBIOLOGIA

Microbioma humano

Final do século XIX e inicio do século XX - Os cientistas Louis Pasteur e Robert Koch começaram a entender a importancia dos microorganismos na saúde humana.
Ultimas décadas - Avanço das técnicas de sequenciamento genético e análise molecular . Os cientistas começaram a explorar mais profundamente o microbioma humano.

Biotecnologia

No século XIX, os avanços permitiram o desenvolvimento de técnicas para isolar e cultivar bactérias em laboratórios, impulsionando aplicações como a produção de alimentos fermentados e a prevenção de doenças infecciosas.
Século XX - Descoberta dos antibióticos e o advento da engenharia genética, a biotecnologia expandiu-se para incluir a produção de medicamentos, vacinas e biocombustíveis, bem como a modificação genética de plantas e animais.

Descoberta das bactérias

1665 – Robert Hook fez a primeira observação das células.
1673 - Antonie van Leeuwenhoek, usando um microscópio de lente simples projetado por ele mesmo, foi o primeiro cientista a observar a existência de micro-organismos.

1828 - O termo Bacterium foi introduzido, pelo microbiologista alemão Christian Gottfried Ehrenberg.

1859 - Louis Pasteur demonstrou que o processo de fermentação era causado pelo crescimento de micro-organismos, e não pela geração espontânea.

1910 - Paul Ehrlich desenvolveu o primeiro antibiótico, por meio de tinturas que seletivamente coravam e matavam a bactéria Treponema pallidum.

1977 - Avanço no estudo das bactérias: Reconhecimento realizado por Carl Woese, de que as arqueias e bactérias representam linhagens evolutivas diferentes.

Evolução do microscópio

O primeiro microscópio: Descoberto através de um experimento feito por Zacharias Jansen, e seu pai, Hans, inseriram diversas lentes em um tubo e constataram que ao observar um objeto ao fim do aparato era possível vê-lo de forma muito mais ampliada do que o observado através de uma lupa.
1665 - Robert Hooke detalhou as suas descobertas microscópicas sobre pulgas e cortiça.

1675 - Leeuwenhoek após produzir as suas próprias lentes, obteve um microscópio com maior poder de ampliação.

1830 - Joseph Jackson Lister descobriu que quando as lentes eram arranjadas com uma distância adequada entre elas era possível proporcionar uma ampliação eficiente sem desfocar a imagem obtida.

1880 - A resolução dos microscópios chegou 0,2 micrômetros.

1903 - Richard Zsigmondy desenvolveu um microscópio capaz de observar objetos abaixo do comprimento de onda da luz.

1932 - O microscópio de contraste de fase foi inventado por Frits Zernike.

1933 - Ernst Ruska desenvolveu o primeiro microscópio eletrônico de transmissão.

1935 - Foi demonstrado o conceito do microscópio de varredura por M. Knoll.

1938 - O primeiro microscópio de varredura foi construído por Von Ardenne que possibilitou a visualização da superfície dos objetos analisados.