Kategorier: Alla - romantismo - sociedade - literatura - realismo

av Maria Ketiley för 3 årar sedan

234

MACHADO DE ASSIS

Machado de Assis começou sua carreira literária no Romantismo, escrevendo poemas, peças teatrais e romances. No entanto, com a saúde debilitada devido à epilepsia e aos fortes medicamentos, passou por um período pessimista que marcou o início de sua fase realista.

MACHADO DE ASSIS

Aluna: Maria Ketiley dos Santos!

-O poema “Ela”, escrito em 1863; -As peças teatrais de comédia “O protocolo” e “O caminho da porta” (1863); -Seu primeiro livro de versos, “Crisálidas” (1864); -Seu primeiro romance, “Ressurreição” (1872); -O livro de contos “Histórias da meia-noite” -O romance “Iaiá Garcia” (1878).

OLAVO BILAC

formalismo, culto ao estilo, linguagem elaborada, vocabulário hermético, referências à cultura greco-romana.

Nome mais conhecido do Parnasianismo brasileiro, Olavo Bilac publicou seu primeiro livro em 1888, intitulado Poesias. Ao lado de nomes como Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, Bilac defendeu veementemente a estética parnasiana, cujas principais preocupações eram:

Olavo Bilac (Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac), jornalista, poeta, inspetor de ensino, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 16 de dezembro de 1865, e faleceu, na mesma cidade, em 28 de dezembro de 1918. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, criou a cadeira nº. 15, que tem como patrono Gonçalves Dias.

Sua obra poética enquadra-se no Parnasianismo, que teve na década de 1880 a sua fase mais fecunda. Embora não tenha sido o primeiro a caracterizar o movimento parnasiano, pois só em 1888 publicou Poesias, Olavo Bilac tornou-se o mais típico dos parnasianos brasileiros, ao lado de Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.

MACHADO DE ASSIS

- Objetividade - Impessoalidade

Foi um dos maiores escritores brasileiros, tendo responsabilidade pela criação da Academia Brasileira de Letras, onde foi presidente por dez anos. Machado de Assis também foi o responsável por implantar no Brasil o Realismo na literatura por meio da observação da sociedade carioca da época em que baseava suas obras.

O estilo machadiano tradicional é o Realismo, no entanto sua vida literária foi caracterizada, inicialmente, pelo Romantismo. A primeira parte de sua carreira foi marcada por poemas, peças teatrais e romances de caráter romântico, tais como:

Suas principais obras são hoje clássicos da literatura brasileira, tais como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”.

Por volta de 1881, Machado adoentou-se devido à epilepsia. Com a saúde abalada, também por causa dos remédios fortes que tomava, passou por um período pessimista, dando início à sua fase realista com o romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

“Memórias póstumas de Brás Cubas” (1881); “Quincas Borba” (1891); “Dom Casmurro” (1899); “Esaú e Jacó” (1904).