Kategorier: Alla - identidade - história - cultura - diversidade

av Taylana Pereira för 5 årar sedan

232

pereirataylana@gmail.com

A diversidade cultural do Brasil é refletida em seus variados gêneros musicais, cada um com suas particularidades e histórias. O rap, nascido nas favelas, é marcado por letras de protesto e um forte vínculo com a realidade das periferias.

pereirataylana@gmail.com

Tópico flutuante

Indústria Fonográfica

O vinil nunca deixou de existir, sendo encontrado nas feiras de vinil, preservado pelos colecionadores e comercializados pelos sebos. Mostrando que a sociedade reage de modo diferente em relação as mudanças.

Nos EUA, o comércio do vinil voltou a crescer acima de 50% em 2014.

Apesar da crise das gravadoras com o grande avanço da industria da informática, está havendo uma retomada dos discos de vinil

A Polysom foi a primeira fábrica de vinil do Brasil

MÚSICA

Elemento cultural e representativo

O Brasil apresenta uma pluralidade cultural imensa, algo que contribuiu para gerar diversos gêneros musicais
Rap

Estilo de música associado as favelas e as periferias, no qual os protestos fazem parte de suas letras. Misturando rock e rap, o Rappa tem produzido músicas no qual as periferias do Rio e representaçãos das cidades são sinalizadas.

Rock

Apesar de ter sido iniciado por Roberto Carlos e pela Jovem Guarda, o gênero ganhou força com a influência do Tropicalismo e com a psicodelia mutante. Os mutantes procuraram materializar seus modos de vida em suas músicas, com sua irreverência e deboche, utilizando diversas estratégias para subverterem a ordem.

MPB

Com forte influência das raízes culturais brasileiras e com temas nacionalistas, a MPB fez duras críticas a Ditadura Militar, além de denunciar as diversas mazelas sociais do país. Elis Regina, considerada pela crítica como a maior cantora popular do Brasil, se destacou pela sua interpretação e presença de palco na canção "conversando no bar(nas asas da Panair)".

Samba

Com suas raízes africanas expressa uma voz coletiva que representa a identidade negra como participante e ativa no nosso cenário; nos revelando as diversas formas de "ser negro" e os diversos recursos para reafirmar a origem e a identidade negra. Como destaque, temos a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, que foi campeã do Carnaval 2019 do Rio de Janeiro, fazendo uma homenagem aos excluídos da história oficial e a Leci Brandão. Nos fazendo entrar em uma campo subjetivo e ao mesmo tempo político.

A música como "lugar de memória"

A música gera sentimento de identidade e de pertencimento, nos permitindo a identificação com determinados grupos.
Retrata o cotidiano das pessoas
A música é capaz de presentificar o passado
Ponte que nos liga as experiências do passado, trazendo ao presente afetos e lembranças.

Novo campo de pesquisa e investigação

Uma proposta importante

Fonte histórica para o historiador

A memória como matéria prima para o historiador, sendo a música fonte e documento de uma época

TAYLANA LIS DE ARAÚJO PEREIRA

III Colóquio de Cultura e História Cultural