O Reino Plantae abrange uma diversidade de plantas, incluindo briófitas, pteridófitas e plantas com sementes como gimnospermas. As briófitas, primeiros organismos vegetais terrestres, dependem de ambientes úmidos para reprodução e nutrição, não possuindo sementes, flores ou frutos.
Os frutos podem ser classificados em carnoso do tipo baga, carnoso do tipo drupa, secos do tipo deiscentes, secos do tipo indeiscentes, compostos e múltiplos.
São traqueófitas e apresentam a independência da água para a sua reprodução, além de serem heterosporadas (possuindo gametófito masculino diferente do gametófito feminino).
Reprodução assexuada ou sexuada, na fase dominante, a diplóide (2n).
Apresenta flores e frutos e estão presentes em todos os biomas terrestres.
Maior e mais complexo grupo de vegetais.
PLANTAS COM FLORES
monocotiledóneas
eudicotas
magnólidas
grupo ANA
GIMINOSPERMA
As estruturas contendo os gametas masculinos sao, geralmente, dispersadas pelo vento atraves do processo de polinizacao e, entao, encontram as estruturas femininas da especie.
Os pinheiros sao os principais exemplos de gimnospema como Pinus radiata.
Plantas de grande porte nao possuem flores, nem frutos, mas estruturas foliares diferenciadas com funcoes reprodutivas (estrobilo).
estróbilos conhecidos como cones, confere a classificação no grupo das coníferas
Nas plantas vasculares com a presença de sementes, formadas por três partes: embrião, reserva nutritiva e um envoltório. Essas precisam de água para a reprodução com os vasos condutores de seiva
gnetófitas
coníferas
ginkgo
cicas
PLANTAS COM SEMENTES
Pteridófitas
Primeiras plantas vasculares, as Traqueófitas, as quais possuem tecidos especializados no transporte da seiva e, consequentemente, na alimentação das células
Os xilemas conduzem a seiva bruta (água + mineirais) no interior da planta e os floemas realizam o transporte da seiva elaborada (os compostos orgânicos produzidos na folha através da fotossíntese).
PLANTAS VASCULARES
samambaias
cavalinhas
licopódios
Briófitas
Tipos de Reprodução
Reprodução Asexuada: via geração esporofítica, os esporos são responsáveis pelo surgimento de novos indivíduos geneticamente indênticos, os esporófitos.
Reproduçaõ Sexuada: via geração gametofítica, marcada pela fecundação de um gameta feminino ao masculino e pelo surgimento dos zigotos, também denominados como gametófitos.
São plantas criptógamas, ou seja, não possuem sementes, flores ou frutos.
Altamente dependentes da água para reprodução e transporte dos nutrientes
Habitam ambientes úmidos e com sombras
Plantas avasculares, ou seja, não apresentam estruturas de transporte (os xilemas e floemas) necessárias para garantir a circulação da seiva.
Primeiros organismos vegetais no ambiente terrestre.