类别 全部 - saúde - indicadores - bem-estar - prevenção

作者:Jamile vieirA 4 年以前

594

MAPA CONCEITUAL

A Política Nacional de Saúde Funcional visa promover a qualidade de vida em todas as fases da vida, com foco no cuidado das capacidades cognitivas, motoras, intelectuais, compreensivas, expressivas, inter-relacionais, ocupacionais e sociais.

MAPA CONCEITUAL

SAÚDE FUNCIONAL

ESTADO DE FUNCIONALIDADE E DE BEM-ESTAR INDIVIDUAL E DAS COLETIVIDADES

Engloba ações que podem ser desenvolvidas por todos os profissionais da área da saúde .
A detecção precoce deve ser o primeiro passo para as ações de saúde funcional, além das linhas de promoção e cuidado para dar visibilidade às ações profissionais de recuperação da saúde e prevenção de incapacidades
Envolve a própria condição de vida saudável, explorada ao máximo pelas competências (motoras, intelectuais, expressivas, relacionais e outras) das pessoas, segundo suas características físicas ou psicológicas.
A funcionalidade humana sofre direta influência tanto na presença de doenças, em especial, das crônicas (representando a mudança provocada pela transição epidemiológica), quanto na presença de fatores contextuais negativos, como as barreiras ambientais de diferentes aspectos, sejam elas físicas, geográficas, culturais, tecnológicas, legais, entre outras
Ocorrendo em todas as fases do ciclo de vida, no desempenho das atividades e na participação social, promovendo qualidade de vida e autonomia para o pleno exercício da cidadania.

PNSF- Politica Nacional de Saúde Funcional

Possibilitará a promoção de qualidade de vida em todos os seus ciclos de vida.
Ampliar e tornar visível e eficiente o cuidado com a saúde funcional dos indivíduos no âmbito de suas capacidades cognitivas, motoras,intelectuais, compreensivas e expressivas, inter-relacionais, ocupacionais e sociais.
Geração de indicadores próprios e comparáveis em todo opais sobre funcionalidade e incapacidade .

CIF-Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

Descrever o estado de funcionalidade como componente de saúde da população.
Estabelece padrões de funcionalidade populacional por meio de avaliações ou acompanhamentos de tratamentos individuais .