Tipos e Níveis de Pesquisa
Técnicas e instrumentos de Coleta
Observação Participante: busca descobrir, testar, comprovar o que se pede através da pesquisa.
Entrevista: técnica que envolve duas pessoas na mesma situação, face a face em que uma delas formula as questões e a outra responde.
Questionário: um conjunto de questões que são respondidas por escrito pelo pesquisado.
Tópico principal
Métodos Científicos
Dedutivo: deduz consequências particulares;
Indutivo: amplia o alcance dos conhecimentos;
Hipotético-dedutivo: teorias já existentes;
Procedimentos
Fonte de "papel"
Pesquisa Bibliográfica
Pesquisa Documental
Fonte "humana"
Pesquisa Experimental
Estudo de caso
Pesquisa ex-post-facto
Pesquisa ação
Pesquisa participante
Objetivos
Descritivas
Explicativas
Preocupa-se em identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Ela explica o porquê das coisas através dos resultados oferecidos. Exemplo:Experimentais e ex-post-facto.
Exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar. Este tipo de estudo pretende descrever os fatos e fenômenos de determinada realidade. Exemplo: estudo de caso, análise documental, pesquisa ex-post-facto.
Exploratório
Proporciona maior familiaridade com os problema, com vista a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Exemplo: Pesquisa bibliográfica e estudo de caso.
Natureza
Gerar conhecimentos novos, uteis para o avanço da Ciência. Sem aplicação prática prevista. Verdades e interesses universais. Podem, eventualmente levar a resultados acadêmicos.
Pesquisa Aplicada
Gerar conhecimento para aplicação prática. Solução de problemas específicos. Resultado prático em termos econômicos. Verdades e interesses locais.
Pesquisa Básica
Abordagem
Projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística; Quantificável; objetiva;Ex: Pesquisas demográficas;
Quantitativa
Qualitativa
Não se preocupa com a quantidade numérica;Aprofundamento da compreensão de um grupo social;Compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais; Empirismo, subjetividade;
Subtópico