作者:ALEXSANDRA MELO 5 年以前
358
RELAÇÕES AFETIVAS
Amor materno, frequentemente considerado um instinto natural, é uma construção social que evolui ao longo do tempo. A filiação socioafetiva destaca a importância de reconhecer pais que, apesar de não serem biológicos, desempenham papel crucial na educação da criança, sendo valorizados socialmente.
開啟
A construção da parentalidade: Relações Afetivas - Fere o interesse da criança. Termo utilizado em meados de 1980 por (Richard Gardner); Provoca danos no desenvolvimento; Sindrome de Alienação Parental (SAP); Distúrbio infantil provocado em menores de idade expostos às disputas judiciais entre seus pais; Criança demonstra intensa rejeição a um dos genitores (o genitor alienado); Resultado de manipulação psicológica realizado pelo genitor alienador. Lei nº 12.318/2010; Interferência na formação psicológica da criança ou adolescente; Pai, mãe, avós, ou por aqueles que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância; Repudiar o genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou a manutenção de vínculos com ele.
7 Formas de alienação parental, elencadas no parágrafo único do Art, 2. Desqualificar a conduta do genitor; Dificultar o exercício da autoridade parental; Dificultar o contato entre os filhos e o genitor; Dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar; Omitir informações pessoas sobre o filho; Apresentar falsa denúncia contra o genitor ou familiares; Mudar o domicílio para local distante sem justificativa. RELAÇÕES AFETIVAS Criança Guarda compartilhada Pais entram em acordo sobre a guarda dos filhos; A mãe antes tinha a guarda unilateral, por acreditarem que era melhor; Chega a Lei nº 11.698/2008, que estabelece novo modelo de guarda, para melhor formação do filho. Atualmente: Lei nº 13.058/2014, pretende atenuar o impacto negativo; Proposta: Corresponsabilizar ambos os genitores; Igualdade de condições; O que se compartilha é a guarda jurídica, deveres e direitos legais; Não necessariamente a guarda física. Princípio do melhor interesse da criança Prevista na Constituição. Art. 227; Estatuto da criança e do adolescente. Artigos 4º e 5º; Convivência familiar, direito fundamental da infância; Filiação sócioafetiva, valorizada. Filiação afetiva Adultos assuem funções parentais; Não são genitores; Adoção não existe gestação; Gestação psicológica; Desejo de receber a criança adotada como filho. Filiação socioafetiva Os que se intitulam pais; Tratado e educado; Reconhecido pela sociedade e família. Conjugalidade - Duas pessoas se unem e estabelece relação Amor Materno (Banditer) - Instinto é mito construído socialmente. Instinto do amor é mito, construído socialmente; Mulher era feita para ser mãe; Exceções eram consideradas patológicas; Amor adquirido ao longo dos dias. Parentalidade - Relação entre pais e filhos. Não se estabelece automaticamente; Filiação não se apoia apenas na genética; necessário investir em afetividade.