O processo de coleta de dados em pesquisa educacional é fundamental para responder a questões específicas. Os principais instrumentos incluem questionários, entrevistas, roteiros para análise de documentos, grupos focais e observações.
FONTES: São as fontes onde podemos coletar informações/dados que nos ajudem a responder nossa
problemática de pesquisa.
Espaços: modalidade em que espaços são observados, por exemplo, sala de aula, sala
dos professores, recreio, praça pública etc.
Documentos: modalidade em que documentos são as fontes de dados.
Sujeitos: modalidade em que pessoas são as fontes de informação/dados.
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: têm a função de extrair as informações necessárias para
responder a problemática de pesquisa. S
Questionário
Grupo focal
Observação
Roteiro para análise de documentos
Entrevista
OBJETIVOS
Explicativas: Este tipo de pesquisa tem como principal objetivo determinar que motivos, causas ou fatores estabelecem ou colaboram para a ocorrência de determinada situação ou fenômeno considerado problemático. Na pesquisa explicativa há o aprofundamento sobre o assunto estudado. Tenta explicar a razão e o porque das coisas.
Descritivas:objetivo investigar e descrever as características de determinada população ou fenômeno. Neste universo são muitos os estudos que podem ser classificados como pesquisa descritiva, observando ainda que uma das características mais marcantes está justamente na utilização de técnicas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Esta pesquisa ainda tem por objetivo estudar as características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade, entre outras.
Exploratórias: É realizada sobre um problema de pesquisa pouco explorado, tendo pouco ou nenhum estudo anterior. Podemos usar como exemplo o corona vírus, se realizarmos uma pesquisa ela ainda está em âmbito exploratório pois temos poucos estudos e vamos usar uma margem pequena de amostrar para os resultados.
PROCEDIMENTOS
Estudo de caso
Documental
Estudo de campo
Pesquisa ação
Pesquisa participante
Bibliográfica
TIPOS E NÍVEIS DE PESQUISA
ABORDAGEM
Qualitativas: não se preocupa com representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização, etc...
Quantitativas: se centra na objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na analise de dados brutos, recolhidos com o auxilio de instrumentos padronizados e neutros. .... Recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc..
NATUREZA
Acadêmica:aquela que tem por motivação a descoberta de fenômenos empíricos importantes, que possam avançar o conhecimento em determinado campo, de acordo com o consenso da comunidade de especialistas.
Aplicadas: entenderemos
aquela que tem um resultado prático visível em termos econômicos ou
de outra utilidade que não seja o próprio conhecimento
Básicas:aquela que acumula conhecimentos e informações que podem
eventualmente levar a resultados acadêmicos ou aplicados importantes,
mas sem fazê-lo diretamente