von gabriel victor Vor 9 Monaten
68
Mehr dazu
Inteligência linguística: utilizar palavras e usar a estrutura e a gramática da língua para comunicar-se em formas diversas. Inteligência lógica matemática: realizar cálculo numérico e raciocínio lógico, incluindo a habilidade de ver padrões e relações sequenciais entre entidades. Inteligência espacial: perceber, desenhar e representar o espaço. Inteligência corpórea sensorial: utilizar o corpo como expressão de sentimentos e ideias, para resolver problemas e para transformar coisas. Inteligência musical: apreciar e criar música com um senso de ritmo, melodia e tom. Inteligência interpessoal: relacionar com outras pessoas e compreender a comunicação delas, tanto verbal como não verbal, incluindo a habilidade de detectar humores, sentimento, intenções e motivações de outras pessoas. Inteligência intrapessoal: compreender a si mesmo, buscar um autoconceito, motivações e ações. Inteligência naturalista: ter sensibilidade para com o mundo natural, incluindo a habilidade de discriminar e valorizar os fenômenos do mundo natural
Individualmente, as crianças podem ser incapazes de desempenhar tarefas, resolver problemas, memorizar coisas, mas com frequência são bem sucedidas quando têm a ajuda de alguém que sabe mais.
compreende o homem como um todo, portanto, ele não se constitui a partir de fenômenos internos e nem se reduz a um mero reflexo passivo ou estímulo do meio
Piaget é tido como um construtivista porque crê que o que caracteriza, principalmente, o conhecimento é a novidade.
Para o autor, são quatro os estágios principais de desenvolvimento da inteligência: o período sensório-motor, o pré-operatório, as operações concretas e as operações formais que passam todas as crianças e adolescentes.
"Seus estudos apontaram que as crianças não são versões em miniatura dos adultos. Elas possuem modos característicos próprios para representar o mundo, para encarar a realidade e para utilizar a linguagem, e estes modos alteram-se no tempo."
"os estudos behavioristas focalizaram nas ações manifestas dos aprendizes que poderiam ser observadas e medidas de forma confiável durante o processo de aquisição do comportamento e do aprendizado"
"produção de significados é um fenômeno cultural mediado"