von Thiara Mota Vor 4 Jahren
408
Mehr dazu
In linguistics, syntax is the set of rules, principles, and processes that govern the structure of sentences in a given language, usually including word order.
A complex sentence is a sentence that contains an independent clause and one or more dependent clauses.
An independent clause can stand alone as a sentence, but a dependent clause even though it has a subject and a verb cannot stand alone.
Efeito de Confisco ( Art. 150, IV, da CF/1988
Confisco - (CNT, art.3º )
Attributive clauses serve as an attribute to a noun (pronoun) in the main clause. This noun or pronoun is called the antecedent of the clause.
An adverbial clause is a group of two or more words that function as an adverb in a sentence.
CIDE - Combustível ( Exceção parcial: ver CF/88, art. 177, parágrafo 4º, I. b)
ICMS monofásico sobre combustíveis (Exceção Parcial, ver CF/1988, art. 155, parágrafo 4º, IV)
Contribuições para financiamento da seguridade social ( CF/1988, art. 195, parágrafo 6º)
Empréstimos Compulsórios
Calamidade
Guerra
Impostos Extraordinários de Guerra
II, IE, IPI, e IOF
An appositive clause follows another noun or noun phrase in apposition to it; that is, it provides information that further identifies or defines it.
The subject clause is a dependent clause that acts as a subject.
Art. 145, parágrafo 1º, da CF
(...)
Discriminação entre empresas lucrativas e deficitárias
Discriminação com base na função ou ocupação exercida.
ADI. 3.105
Percepção cumulativa de valores.
Inconstitucionalidade do art. 12 da Lei 7.713/1988
Acepção Vertical
As pessoas distintas devem ser tratadas de maneira desigual.
Subtópico
Acepção Horizontal
As pessoas iguais devem ser tratadas de maneira igual.
A predicative clause may be introduced by conjunctions - that, whether, whether... or, as, as if, as though, because, lest, the way - or connectives.
The latter may be conjunctive pronouns - who, whoever, what, whatever, which - or conjunctive adverbs - where, wherever, when, whenever, how, why.
Exceções art. 106 do CTN
Cancelamento da Súmula 584 STF
O Enunciado de Súmula 584, do Supremo Tribunal Federal, aduz que: “Ao imposto de renda calculado sobre os rendimentos do ano-base, aplica-se a lei vigente no exercício financeiro em que deva ser apresentada a declaração”
Aumento de alíquota Posição do STJ: Majoração da base de cálculo aumenta o Tributo. Criar uma nova Obrigação Acessória
art. 105 CTN
Pendentes
Fato Gerador pendente é aquele que teve início, mas que ainda não se concretizou. Logo, o fato gerador pendente poderá, ou não, vir a se concretizar.
Futuros
Apesar de ser difícil entender como algo pode ser aplicado "imediatamente" a fatos futuros, os objetivos do legislador são bastantes claros, quais sejam: a) impedir a tributação de fatos que, no momento da sua ocorrência, não estavam sujeitos à incidência tributária; e b) garantir que a tributação já verificada é definitiva, não podendo ser objeto de majoração por legislação posterior.
Classificação do Fato Gerador
Periódicos
Os fatos geradores que se prolongam no tempo, sendo considerados ocorridos nos instantes legalmente determinados, gerando, a cada período concluído, uma nova obrigação tributária, como é o caso do IPVA, cujo fato gerador ocorre anualmente, no dia 1º de janeiro.
periódicos compostos
Os fatos geradores compostos de diversos eventos que devem ser considerados de maneira global, dentro de uma determinado período de tempo legalmente definido. ( Ex: IR)
periódicos simples
Aqueles que tomam por base um único evento, que se prolonga no tempo, como é o caso dos impostos sobre a propriedade ( IPTU)
Instantâneos
Os fatos geradores que ocorrem num momentos preciso da linha do tempo, dando ensejo ao surgimento, em cada caso de ocorrência, de uma nova obrigação tributária, como é o caso do imposto de importação, cujo fato gerador se verifica a cada entrada de mercadoria estrangeira no território nacional.
É vedado aos entes tributantes cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado.
The object clause is a phrase on which a verb performs an action. It falls at the end of a sentence, and is governed by a verb or a preposition.
Complementar- MP?
Somente no caso de Empréstimos Compulsórios, do Imposto sobre Grandes Fortunas - IGF, e dos Impostos ou Contribuições Residuais - Conforme os arts. 148; 153, VII; 154, I e 195, § 4º, todos da CF.
Ordinária- MP?
Casos em que pode haver a utilização de Medida Provisória.
Caso se opte por seguir a lição dos constitucionalistas, segundo a qual a submissão de matéria específica à regulação por lei é manifestação do princípio da reserva legal, enquanto a submissão da criação de quaisquer obrigações ao domínio da lei ( CF, art. 5º, II) seria decorrência do princípio da legalidade.
A Carta Magna proíbe os entes federados de " exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça". Além disso, recorde-se que o tributo, por definição legal(CTN, art. 3º), é prestação "instituída em lei".
Como o tributo é uma prestação compulsória, obrigando ao pagamento independentemente da vontade do sujeito passivo, o dispositivo constitucional transcrito bastaria para que a criação ou aumento de tributo estivesse sob os domínios do princípio da legalidade.
Art. 5º, II, da CF: ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei
See the example below and try to create your own simple sentences.
Tim drives the car.
See the example below and try to create your own simple sentences.
Tim drives.
The predicative is defined as an adjective or noun forming or contained in the predicate.
Its main trait is that it serves to express a property that is assigned to a 'subject'.
For e.g.: The dog is old.
Traditional grammar defines the object in a sentence as the entity that is acted upon by the subject.
The direct object is the receiver of the action mentioned in the sentence.
Em eventual colisão usa-se a ponderação.