Categorías: Todo - cliente - paradigmas - qualidade - custo

por Murilo Brito hace 2 años

120

MUDANÇAS NA SOCIEDADE, MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO: O FAZER E O COMPREENDER

A evolução dos sistemas de produção reflete mudanças profundas na sociedade ao longo do tempo. A produção artesanal, caracterizada pela personalização e alta qualidade, era inicialmente a norma.

MUDANÇAS NA SOCIEDADE, MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO: O FAZER E O COMPREENDER

MUDANÇAS NA SOCIEDADE, MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO: O FAZER E O COMPREENDER

MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO

A Educação é um serviço.
Sofre e se adequa às concepções paradigmáticas que vive a sociedade.
A VISÃO DE PIAGET DO FAZER E DO COMPREENDER
Atualmente, os processos educacionais são restritos ao solicitar que o aluno faça várias atividades, as quais podem ou não ser realizadas com sucesso. Porém, o fato de ele ter sido bem sucedido, não significa que o aluno, necessariamente compreende o que fez. Piaget observou que há uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito.

Subtópico

MUDANÇAS NA ESCOLA
Adequando-a às exigências da sociedade do conhecimento.

A escola é um espaço de trabalho complexo, que envolve inúmeros outros fatores, além do professor e alunos. A implantação de novas idéias depende, fundamentalmente, das ações do professor e dos seus alunos.

Resgate do espaço da escola como ambiente educativo

Provavelmente, continuará sendo um prédio, uma referência espacial.

Papel do professor

Deixará de ser o de total entregador da informação para ser o de facilitador,supervisor, consultor do aluno no processo de resolver o seu problema.

Papel do aluno

O aluno deverá estar constantemente interessado no aprimoramento de suas idéias e habilidades e solicitar (puxar) do sistema educacional a criação de situações que permitam esse aprimoramento.

Educação era baseada no mentoreado
O mentor era contratado para educar os membros da corte, de uma comunidade ou os filhos de uma família rica.

Esse serviço era muito caro e poucos tinham acesso.

MUDANÇAS NA SOCIEDADE

A teoria de Kuhn
Explica as mudanças de paradigmas na evolução do pensamento científico e pode ser bastante útil para analisar a evolução dos sistemas de produção.

Produção enxuta

Na tentativa de eliminar esses desperdícios, foi idealizado pelo sistema de produção japonês, a produção enxuta. Ela combina as vantagens do artesanal grande variedade e alta qualidade e as vantagens da produção em massa grande quantidade e baixo custo

No entanto, a cadeia de produção é iniciada pelo cliente. Ele "puxa" a produção, quando demanda um determinado produto

Produção em massa

Na tentativa de democratizar e fazer com que mais pessoas tivessem acesso aos bens produzidos, Ford idealizou e implantou na sua fábrica de carros as idéias da padronização e da produção em massa. A proposta era produzir em grande escala, baratear o custo de modo que o carro deixasse de ser o brinquedo caro para os ricos e pudesse ser adquirido pela enorme camada média da sociedade.

O objetivo da produção em massa é padronizar e diminuir o custo do produto em detrimento da sua qualidade.

Nesse sistema não é mais o cliente que encomenda, mas profissionais com formação específica que planejam o produto capaz de atender uma ampla gama de necessidades e gostos.

Produção Artesanal

Produção artesanal usa trabalhadores com grande habilidade e ferramentas flexíveis em alguns casos, o próprio trabalhador constrói sua ferramenta para produzir.

O produto roupa, calçado, carro é encomendado pelo cliente, sob medida e é produzido um por vez. O custo dessa produção é alto, porém a qualidade é excelente.

Alta Qualidade, Alto custo

Esse alto custo faz com que somente uma minoria tenha acesso.