Categorías: Todo - glândulas - secreção

por Lorena Regina hace 3 años

220

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

O sistema reprodutor masculino é composto por diversos órgãos que desempenham funções fundamentais para a reprodução. Os testículos são responsáveis pela formação dos espermatozoides e pela produção de testosterona, estando localizados no interior do saco escrotal.

SISTEMA REPRODUTOR  MASCULINO

TURMA T6 - Lorena Regina Martins Batista

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Glândulas bulbouretrais

Par de glândulas que liberam, antes da ejaculação, uma secreção na uretra que lubrifica o pênis e ajuda a neutralizar resíduos de urina presentes no canal da uretra.

Pênis

O pênis humano é o órgão utilizado na cópula e destaca-se pela presença de um tecido erétil, o qual se enche de sangue durante a excitação sexual. Através do pênis são eliminados a urina (função excretora) e o sêmen (função reprodutora).
Possui corpos de tecido erétil

Corpos cavernosos: Par de tecido erétil localizado na parte dorsal do pênis. Eles são envolvidos por uma camada resistente de tecido conjuntivo denso, a túnica albugínea. É nesses tecidos que estão a maior parte dos vasos sanguíneos para que ocorra a ereção do órgão.

Corpo esponjoso: Tecido esponjoso está localizado ventralmente envolvendo a uretra. Esse tecido se dilata na extremidade formando a glande e é nele que estão localizadas as glândulas de Littré, glândulas secretoras da lubrificante sexual.

Uretra

Canal que serve ao sistema reprodutor e urinário
Começa na bexiga, atravessa a próstata e segue até a ponta da glande, onde há uma abertura pela qual são eliminados o sêmen a a urina. * Importante ressaltar que urina e esperma nunca são eliminados ao mesmo tempo, graças à musculatura da bexiga, na entrada da uretra, que impede que isso ocorra.

Saco Escrotal

Estrutura de forma sacular que fica localizada na região logo abaixo do pênis. Essa bolsa apresenta um septo, que a divide em duas cavidades, ficando um testículo de cada lado. Possui importante papel no controle da temperatura ao redor dos testículos.

Epidídimo

Local de armazenamento dos espermatozoides, onde permanecem até atingir sua maturidade e capacidade de movimentação.

Testículos

Local de formação dos espermatozoídes. Essas células reprodutoras são produzidas, mais precisamente, em túbulos enrolados chamados de túbulos seminíferos. Cada testículo possui entre 250 e 1000 túbulos seminíferos. Além de produzir gametas, o testículo apresenta também papel na produção da testosterona. Esses órgãos estão localizados no interior do saco escrotal

Canal Deferente

Dupla de ductos que seguem como continuação do epidídimo. Cada ducto, que possui cerca de 30 cm de comprimento, passa ao redor e atrás da bexiga urinária. Eles encontram os ductos das vesículas seminais, onde coleta o liquído semina e formam os ductos ejaculatórios.

Próstata

Glândula localizada sob a bexiga que produz o líquido prostático, uma secreção clara e fluida que integra a composição do esperma.

Vesícula Seminal

Duas pequenas bolsas localizadas atrás da bexiga. Sua função é produzir o líquido seminal, uma secreção espessa e leitosa, que neutraliza a ação da urina e protege os espermatozoides, além de ajudar seu movimento até a uretra.