A computação em nuvem permite a utilização de recursos de memória e armazenamento de servidores compartilhados na internet, oferecendo uma série de vantagens. Entre essas vantagens estão a redução da manutenção de hardware, menores custos com equipamentos, acesso remoto aos dados e atualizações automáticas de software.
Este sistema está sendo desenvolvido por uma comunidade denominada EyeOS Team e possui o código fonte aberto ao público.
G.ho.st
“Global Hosted Operating SysTem” (Sistema Operacional Disponível Globalmente), tem como diferencial em relação aos outros a possibilidade de integração com outros serviços como: Google Docs, Meebo,etc.
DesktopTwo
Desenvolvido pela empresa Sapotek, tem como pré-requisito a presença do utilitário Flash Player para ser utilizado. Utiliza a linguagem PHP como base para os aplicativos disponíveis.
YouOS
Desenvolvido pela empresa WebShaka, cria um ambiente de trabalho inspirado nos sistemas operacionais modernos e utiliza a linguagem Javascript para executar as operações.
Significado
"Computação nas nuvens" refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento dos computadores e servidores compartilhados na internet.
Algumas Vantagens
Menor custo com equipamento de informática
Diminui manutenção no hardware do usuário.
Acesso aos dados de qualquer lugar, a qualquer hora, apenas com o acesso a internet.
Atualizações de software automáticas.
Sem preocupação com sistemas operacionais ou hardware.
Modelo de implantação
Híbrido
composição dos modelos de nuvens públicas e privadas.
Comunidade
Partilha as preocupações, missão, requisitos de segurança.
Público
São aquelas que são executadas por terceiros.
Privado
São aquelas construídas exclusivamente para um único usuário.