As soft skills são habilidades comportamentais importantes na interação e gestão das próprias emoções, sendo fundamentais no ambiente profissional. A inclusão de metodologias ativas nas escolas exige investimento em recursos, capacitação de profissionais e envolvimento das famílias.
Já as soft skills se referem a habilidades comportamentais relacionadas a maneira como uma pessoa lida com o outro, ou seja, como funciona a interação dela em grupos e, ao mesmo tempo, como ela lida com suas próprias emoções. Quanto mais positivamente o profissional consegue lidar com essas situações ambientais e psicológicas, maiores são suas soft skills.
Princípios
Problematização da realidade; Trabalho em equipe; Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação); Professor como mediador, facilitador.
Benefícios
A metodologia ativa ajuda na compreensão de conteúdos e solidificação do repertório adquirido. É importante destacar que as metodologias ativas são complementares, ou seja, pode-se utilizar mais de uma ao longo da formação do discente.
Como incluir a cultura das metodologias ativas na escola?
Investir em recursos e materiais
Realizar capacitação profissional para a nova dinâmica da escola
Incluir as famílias no processo
Apostar no relacionamento professor-aluno
Exemplos
1. Aprendizagem baseada em problemas
2. Aprendizagem baseada em projetos
3. Sala de aula invertida
4. Gamificação
5. Estudo de caso
Conceito
As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de conhecimento.