O estômago é um órgão digestivo em forma de bolsa localizado entre o esôfago e o duodeno, coberto por peritônio, exceto em áreas específicas. Tem a função principal de decompor os alimentos pré-digeridos e esterilizá-los antes de serem enviados para o intestino para absorção.
Possui duas curvaturas, uma maior (esquerda), e outra menor (direita). Ele é dividido em:
Cárdia: primeira parte do estômago, onde ocorre a transição com o esôfago.
Fundo gástrico: parte superior do estômago, sendo a parte mais alargada.
Corpo gástrico: que vai do fundo até a parte pilórica.
Parte pilórica: parte final, e é dividida em antro e canal pilórico, onde o antro é mais alargado e o canal mais estreito.
Recebe inervação involuntária pelo sistema nervoso autônomo (SNA). Inervação parassimpática se origina dos troncos vagais anterior e posterior, ramos dos nervos vagos (NC X) esquerdo e direito, respectivamente.
Consiste em 4 camadas de tecido. De superficial (interna) para (externa), estas camadas são a mucosa, submucosa, muscular externa e serosa.
Tem uma função mecânica e sua principal tarefa é a decomposição dos alimentos que são pré-digeridos e esterilizados, a fim de seguirem para o intestino, onde serão absorvidos.
É coberto por peritônio, exceto nos locais em que há vasos sanguíneos ao longo de suas curvaturas e em uma pequena área posterior ao óstio cárdio.
Órgão digestivo em forma de bolsa, situado entre o esôfago e o duodeno