As habilidades interpessoais, conhecidas como soft skills, têm ganhado destaque no ambiente profissional atual. Diferente das hard skills, que são habilidades técnicas mensuráveis e adquiridas por meio de treinamentos e cursos, as soft skills são características pessoais que influenciam diretamente o desempenho e o clima organizacional.
Existem muitas vantagens estratégicas em contratar pessoas que tenham soft skills desenvolvidas. Para que a equipe entregue os resultados esperados, um bom relacionamento entre os colegas é essencial. É aí que entram, por exemplo, as habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Se os profissionais do time tiverem essas competências, fica fácil estabelecer um dia a dia produtivo e harmonioso.
Quais são as diferenças entre soft skills e hard skills?
A diferença mais importante entre soft skills e hard skills está no aprendizado. Habilidades técnicas podem ser adquiridas na faculdade, nos cursos livres e nas experiências de trabalho anteriores. As soft skills, por outro lado, são partes da personalidade do profissional, características pessoais que ele provavelmente já carrega ao longo de toda a vida.
Quais são as soft skills mais demandadas pelas empresas?
1. Princípios éticos;
2. Confiança;
3. Atitude positiva;
4. Motivação;
5. Trabalho em equipe;
6. Organização e gestão do tempo;
7. Capacidade de trabalhar sob pressão;
8. Comunicação;
9. Flexibilidade;
10. Segurança.
As hard skills são habilidades técnicas e, de modo geral, são facilmente mensuráveis e possíveis de desenvolver por meio de treinamentos e cursos, por exemplo. Durante muito tempo, essa competência foi a principal e mais relevante profissionalmente, mas esse cenário tem se transformado e atualmente as soft skills aparecem com muito mais relevância e destaque.
O que é Soft Skills?
O termo soft skills geralmente anda junto com hard skills, ambos são utilizados por profissionais de Recursos Humanos para identificar características específicas de um profissional.