Abordagens Conceituais, Características e Normatizações da Gestão Democrática
Modalidades de gestão: Centralizada, Colegiada, Participativa e Cogestão.
Cogestão é uma gestão estão exercida em comum por duas ou mais pessoas; administração ou gerência em sociedade.
A gestão participativa é um modelo de organização que visa incluir de forma ativa e colaborativa todos os integrantes da comunidade escolar — gestores, professores, alunos e familiares — nos processos de gestão da instituição, o que envolve tomadas de decisão definição de objetivos, implementação de projetos, questões envolvendo infraestrutura, atividades extracurriculares, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros eventos.
Estruturas de gestão colegiada são mecanismos coletivos escolares constituídos, em geral, por professores, alunos, funcionários, pais e por representantes da sociedade, escolhidos pela comunidade escolar, com o objetivo de apoiar a gestão da escola.
A gestão centralizada assegura a unidade de ação de toda a instituição, resolvendo os principais problemas estratégicos do desenvolvimento da educação.
Subtópico
“Gestão é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção. Relaciona-se com a atividade de impulsionar uma organização e atingir seus objetivos, cumprir sua função e desempenhar seu papel”. ( FERREIRA, 2003)
A Gestão escolar visa priorizar os objetivos da instituição escolar para contempla a aprendizagem escolar, e a formação de cidadania e de valores e atitudes. O sistema de organização e de gestão da escola é um conjunto de ações, recursos, meios e procedimentos que propiciam condições para alcançar esses objetivos.
Concepções de organização gestão escolar:
Concepção Técnico Científica;
Concepção Sociocrítica;
Autogestionária;
Interpretativa;
Democrático- Partizcipativa.
Concepção Técnico Científica: Modelo mais comum na organização escolar da realidade educacional brasileira, embora, os documentos e parâmetros educacionais reforcem a gestão com o princípio democrático.