A hipnoterapia utiliza técnicas que induzem um estado de relaxamento profundo e foco, permitindo que as pessoas alcancem um estado de consciência ampliado. Essa abordagem terapêutica é usada para tratar uma variedade de condições ou comportamentos indesejados, promovendo o autoconhecimento e auxiliando na resolução de problemas emocionais e psicológicos.
A hipnoterapia pode ser usada para ajudar no controle da dor e para superar hábitos, como fumar ou comer demais e também a dormir melhor, no alivio da dor crônica, obesidades vícios entre outros.
O trabalho da hipnoterapia
É encontrar formas de ressignificar emoções e memórias que ficaram mal interpretadas no subconsciente. Com ela, é possível identificar a razão de uma série de problemas na nossa vida.
A finalidade
uma sessão de hipnoterapia é ajudar pessoas a solucionar questões pessoais que ocorreram no passado e que hoje refletem negativamente no seu dia a dia.
Benefícios
Pode melhorar o sucesso de outros tratamentos para várias condições, como:
• Fobias, medos e ansiedade;
• Distúrbios do sono;
• Depressão;
• Estresse;
• Estresse pós-traumático;
• Luto e perda.
Como é feito?
É um método terapêutico que se desenvolve num estado de relaxamento induzido naturalmente, semelhante ao sono leve que facilita a focalização da atenção, da concentração, do discernimento, e tende a tornar o indivíduo mais permeável à sugestão.
Diferença entre Hipnose x Hipnoterapia
No caso da hipnoterapia, essas sugestões são feitas para retornar ao momento específico do trauma e ressignificar a situação, dando sugestões que facilitam o tratamento, a mudança de hábitos e a transformação pessoal.
HIPNOSE
A hipnose nada mais é do que um estado psicológico especial induzido por alguém, seja por meio de um pêndulo, do movimento do dedo ou da voz.
A hipnoterapia é um conjunto de técnicas que, por meio de intenso relaxamento, concentração e/ou foco, induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permita alterar uma ampla gama de condições ou comportamentos indesejados. Pode favorecer o autoconhecimento e, em combinação com outras formas de terapia, auxilia na condução de uma série de problemas.
Estudos atuais indicam a terapia por hipnose como um tratamento eficaz e relevante na depressão. Algumas revisões de literatura realizadas identificaram artigos, abrangendo populações distintas, nas quais a maioria das pessoas acredita que a hipnoterapia é benéfica, pode melhorar habilidades, especialmente a memória, e consideraria seu uso em circunstâncias adequadas.