Categorie: Tutti - oferta

da Morgana Kretzschmar mancano 5 anni

224

Administração da Produção e Operações

A década de 1990 trouxe um foco renovado na reengenharia, uma estratégia de gestão de negócios voltada para a análise e redesenho de fluxos de trabalho e processos organizacionais. A reengenharia visa ajudar as empresas a repensarem suas atividades de forma a reduzir custos e melhorar o atendimento ao cliente.

Administração da Produção e Operações

Administração da Produção e Operações

Terceirização

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante.
Ex: Prestação de serviços específicos, tais como limpeza e segurança.

Empowerment

Descentralização de poder, ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.

Takt Time

Tempo em que se deve produzir uma peça ou produto, baseado no ritmo de vendas, para atender a demanda dos clientes. O Takt time é calculado dividindo-se o volume da demanda do cliente por turno (necessidade programada) pelo tempo disponível de trabalho por turno, subtraindo-se os tempos de perdas, interrupções, setups, refeição, etc.

Lead time

É o nome dado ao tempo total do processo de compra. Ele vai desde a solicitação feita pelo cliente (seja de um produto ou serviço) e só é finalizado após sua entrega/prestação.

Enginnering to order

É uma técnica que é alavancada para impulsionar as vendas e melhorar as margens para as empresas com clientes que precisam de soluções adaptadas para se adequarem ao seu próprio ambiente único.

Make to order

Significa fabricação conforme pedido, ou seja, a produção começa logo após a ordem de um cliente ser recebida e aprovada pela empresa. É a estratégia onde a alocação de recursos só acontece quando se recebe a ordem do cliente.

Assemble to order

É uma estratégia de produção de negócios em que os produtos encomendados pelos clientes são produzidos rapidamente e personalizáveis até certo ponto. A estratégia de montagem sob pedido (ATO) exige que as partes básicas do produto já sejam fabricadas, mas ainda não montadas. Quando um pedido é recebido, as peças são montadas rapidamente e enviadas ao cliente.

Make to Stock

É uma estratégia de produção tradicional que é usada pelas empresas para combinar o inventário com a demanda antecipada do consumidor. Em vez de definir um nível de produção e, em seguida, tentar vender mercadorias, uma empresa usando o MTS estimaria quantos pedidos seus produtos poderiam gerar e, em seguida, forneceria estoque suficiente para atender a esses pedidos

Lean Manufacturing

Gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos).

Sensemarking

Significa “criação de sentido”, ou seja, geração de significados que possam ser valiosos para os indivíduos e, consequentemente, para as organizações.

Trade-off

Define uma situação em que há conflito de escolha. Ele se caracteriza em uma ação econômica que visa à resolução de problema mas acarreta outro, obrigando uma escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto.
Ex: Vender produtos caros sabendo que o concorrente de menor preço terá maior fatia de mercado.

MPR II

Tem foco no controle e no planejamento. Está voltado para os impactos futuros da produção sobre os setores de engenharia e de finanças. Aqui não é controlada apenas a falta de um material, mas todo o impacto de custos que um possível aumento de demanda futura pode trazer ao negócio.

MRP

Planejamento de recursos de manufatura, ou seja, é um sistema de cálculo para automatização do planejamento de materiais e programação de produção.

Outsourcing

Expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa.
Ex: Obtenção de mão de obra de uma fonte externa a organização.

Reengenharia

Estratégia de gestão de negócios da década de 1990, seu foco é em análise, projetos de fluxos de trabalho e processos de negócios na organização. A ideia da reengenharia consiste em auxiliar as organizações a repensar uma forma de realizar suas atividades com menor custo, melhor atendimento ao cliente.
Ex: Reinventar e repensar processos como: cultura organizacional, prestação de serviços, criação e desenvolvimento de novos produtos.

Manufatura

Manufatura é produzir com trabalho manual. No processo manufatureiro vigora a divisão do trabalho, onde cada operário realiza uma operação utilizando instrumentos individuais
Ex: Artesanato.

Comakership

Forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos.
Ex: Parceira elevada gerando confiança, gerando confiança mutua, participação, fornecimento com qualidade assegurada; entre empresa/clientes.

KANBAN

Método eficiente para garantir maior controle sobre os processos de uma empresa. Forma de organizar o fluxo de produção tornando a equipe de trabalho mais nos objetivos prioritários.
Ex: A Telefônica Vivo criaram uma lista de tarefes: Não urgente e importante, Urgente e importante, Urgente e não importante e Não importante e não urgente.

Just in Time

Gestão empresarial para o planejamento e controle das operações com foco na máxima qualidade e na redução de desperdícios.
Produção puxada.

O sistema Just in Time faz com que um estágio da produção seja um tipo de "cliente" que solicita ao estágio anterior apenas o que é necessário.

Ex: A montadora de carros japonesa Toyota é pioneira no uso da abordagem Just in Time, com uma das bases do modelo produção que ficou conhecido como Toyotismo.

Benchmarking

Benchmarkng é um instrumento de melhoria de eficiência, onde uma empresa tem outra empresa como ponto de referência, a qual investiga e compara consigo próprio para descobrir onde pode melhorar os seus produtos, serviços ou práticas.
Ex: Xerox, a empresa norte-americana dedicava-se a desmontar os equipamentos das empresas japonesas suas concorrentes para descobrir como elas podiam vender os seus produtos a preços mais competitivos que os seus.

Gargalos

Gargalo da produção é o nome dado a qualquer obstaculo que possa interferir nos processos de uma empresa, ou seja, são redutores do índice da produtividade.
Ex: Em um industria cujo setor de manufatura têm capacidade para produzir 1.000 unidades por hora de um determinado produto. Se o setor de embalagem só for capaz de embalar apenas 800 unidades por hora teremos aí um gargalo.

Oferta

É o ato de oferecer alguma coisa por um preço determinado.
Ex: Oferta de empregos.

Demanda

É a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado.
Ex: A procura por um determinado produto/serviço.

Sazonalidade

É uma situação/fonônimo que costuma ocorrer na mesma época do ano sempre com caracteristica sinonimas.
Ex: Acontecem todos os verões todos os invernos.