admiravel mundo novo
Consumismo desenfreado
Não havia limites ou estoque para evitar que diminuíssem o consumismo.
Desta forma a economia sempre se manteria forte.
O governo tinha em mente que se algum objeto fosse danificado a população trocaria imediatamente.
Narra uma história de uma sociedade futurista em que seus habitantes passam por um pré condionamento e psicológico para viverem em total harmonia.
Governo extremamente autoritário a sua população.
Total segurança de que ninguém se preocuparia com nada e nem se opor a felicidade.
O maior objetivo é fazer com que todos convivam em ordem e felizes mesmo que mantenham uma lavagem cerebral.
Lavagem essa que propunha em eliminar qualquer senso de individualidade ou crítica sobre a realidade.
Cinema 4DX
Uma das fontes de lazer dos personagens, chamado de "cinema sensível". Enquanto assistiam aos filmes, os habitantes podiam experimentar as sensações reproduzidas na tela através de seus próprios sentidos, em uma experiência completamente interativa.
Programação Neurolinguística
De acordo com sua casta, diariamente os personagens recebiam informações para que desenvolvessem consciência sobre como deveriam ser e agir.
Os pertencentes às castas superiores, passavam por treinamentos que visavam modelar as suas ações de forma que pudessem se comportar como membros de elite.
Durante seu desenvolvimento, os habitantes de Admirável Mundo Novo passavam por treinamentos para condicionar seus pensamentos.
Manipulação Genética
a sociedade hipotética e científica , além da reprodução in vitro, manipulava geneticamente os embriões para que os bebês nascessem com características pré-determinadas, de acordo com a sua casta.
Delta
Épsilon
Gama
Beta
Beta+
Alfa+
Alfa
Enredo
os personagens nascem em um ambiente controlado e preparado desde a sua gestação, que ocorre no "Centro de Incubação e Condicionamento de Londres Central". Na trama, toda a população é gerada a partir de reprodução artificial e manipulada geneticamente para atender às especificidades necessárias para cada grupo de pertencimento.
a história de Bernard Marx, que apesar de pertencer à elite genética, por um defeito durante a sua gestação acabou saindo diferente dos demais. Diante disso, o homem acaba por se sentir excluído, rebelando-se contra o sistema pelo qual se sente injustiçado.
Em uma viagem a uma reserva primitiva, Bernard se depara com Linda, uma mulher que havia nascido na civilização, mas que fora banida para essa espécie de "tribo indígena" por estar grávida (fato jamais aceito ou pensado pela sociedade de Admirável Mundo Novo).
Personagens principais
Henry Foster
Alfa, Administrador de Incubação e atual companheiro de Lenina.
Mustapha Mond
Alfa-Mais-Mais, Administrador Residente da Europa Ocidental. Um dos dez Administradores Mundiais (os outros nove, presumidamente, devem atuar em diferentes localidades do mundo.)
Polly Trotsky
Casta indefinida, uma menina que brinca de jogos eróticos no jardim do Centro Incubação e Condicionamento.
Primo Mellon
um repórter do jornal para castas superiores Rádio Horário que tenta entrevistar John, O Selvagem.
Bernard Marx
Alfa-Mais, Psicólogo (especializado em hipnopedia).
Lenina Crowne
Beta-Mais, Vacinadora no Centro Incubação e Condicionamento. Ela usa verde, porém sempre diz que está feliz por não ser uma Gama. (Betas usam Amora, Gamas usam Verde). Amada por John, o Selvagem, e Bernard Marx.
Thomas "Tomakin"
Alfa, Diretor de Incubação e Condicionamento (D.I.C.) de Londres.
Linda
ma Beta-Menos. Mãe de John, O Selvagem e antigo amor perdido de Thomas. Ela é da Inglaterra e ficou grávida de John quando se perdeu de Thomas em uma viagem para o Novo México. Ela é desprezada tanto pelo povo selvagem, por causa de seu comportamento "civilizado", quanto pelo povo "civilizado" por sua aparência antissocial.
John, O Selvagem ("Sr. Selvagem"),
filho de Linda e Thomas (Tomakin/D.I.C.). Rejeitado tanto na civilização primitiva como na moderna.