Categorie: Tutti - escola - teologia - adolescência - desenvolvimento

da Carolina Lima mancano 12 mesi

104

adolescência através dos séculos

A adolescência tem sido percebida de maneiras variadas ao longo dos séculos, refletindo mudanças sociais, culturais e científicas. Na Idade Média, a infância e adolescência não eram distintas, sendo a visão de mundo profundamente influenciada pela teologia cristã.

adolescência através 
dos séculos

adolescência através dos séculos

steinberg e lenner

Steinberg e Lerner observaram três perspectivas: a primeira, enfatizava os estudos descritivos de padrões de comportamento, além de estudos sobre as possíveis trajetórias que os indivíduos podem seguir ao longo do desenvolvimento. A segunda enfatiza a aplicação dos conhecimentos científicos na resolução de problemas reais. A terceira perspectiva está interessada em promover o desenvolvimento positivo do indivíduo, especialmente ao se conscientizar que os adolescentes representam o futuro da humanidade

escola

A escola também modificou seu papel em relação ao adolescente: até tempos atrás, esperava-se que ele fosse preparado para assumir uma profissão, portanto, os cursos costumavam ter uma vertente profissionalizante bastante acentuada.

idade moderna

A obra de G. Stanley Hall, intitulada Adolescência: sua psicologia e relação com fisiologia, antropologia, sociologia, sexo, crime, religião e educação. O autor propunha que o ser humano em desenvolvimento passaria por estágios correspondentes aos que ocorreram na evolução da espécie humana, desde o primitivismo animal até a vida civilizada, que caracterizaria a maturidade. Apresentava a adolescência como um período de “sturm und drang”(tempestade e tensão), transição ao status adulto final, em que os indivíduos oscilavam entre vigor e letargia. Assumiu que essa fase perigosa e trabalhosa demandava proteção.
No século XIX a adolescência masculina foi definida como o período entre a primeira comunhão e o bacharelado ou serviço militar, e a feminina entre a primeira comunhão e o casamento. Ao longo do século, a adolescência passou a ser reconhecida como um momento crítico da vida, temida como uma fase de potenciais riscos para o indivíduo e para a sociedade, uma real “zona de turbulência e contestação”;

idade média

Na Idade Média, a consciência das particularidades da infância não existia, a visão de mundo na sociedade medieval tinha suas ações como base na teologia cristã e os dogmas religiosos.

antiguidade

adolescência: