Categorie: Tutti - cursos - formação - capacitação - profissionais

da Laila Araújo mancano 2 anni

110

ARQUIVISTA E FORMAÇÃO CONTINUA (1)

O estudo aborda a formação continuada em arquivística nos países de língua portuguesa e na Espanha, destacando as diferentes abordagens e ofertas de cursos. Na Espanha, a formação superior em arquivística é integrada ao ensino de biblioteconomia e possui três níveis:

ARQUIVISTA E FORMAÇÃO CONTINUA (1)

ARQUIVISTA E FORMAÇÃO CONTINUADA: COMPARAÇÃO DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E A ESPANHA.

Keywords: group review, preparing for assessment, learning material, learning concepts, group learning, learning with colleagues

Type in the name of the topic from your learning material.

OBJETIVO DE MAPEAR AS OFERTAS FORMATIVAS EM ARQUIVÍSTICA, NOTADAMENTE OS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA SENDO DE CURTA DURAÇÃO, CURSOS TÉCNICOS, ESPECIALIZAÇÃO , LATO SENSU E STRICTO SENSU, MINISTRADOS NOS PAÍSES QUE COMPÕEM A CPLP.

FORMAÇÃO FORMAL e FORMAÇÃO CONTINUADA .

TIMOR LESTE

O ARQUIVO E O MINISTÉRIO DA CULTURA OFERECEM CURSOS TÉCNICOS DE CURTA DURAÇÃO AÇÃO E PALESTRAS, PARA CAPACITAR OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA.
AINDA HÁ POUCOS PROFISSIONAIS COM O CONHECIMENTO E AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA PRESTAR SERVIÇOS DE QUALIDADE NAS UNIDADES DE ARQUIVO, VISTO QUE NÃO HÁ NENHUMA FORMAÇÃO FORMAL EM ARQUIVÍSTICA.
EM 2002 TORNOU SE TOTALMENTE INDEPENDENTE

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

O CURSO MINISTRADO PELO ARQUIVO CONTEMPLA DIGITALIZAÇÃO e GESTÃO DOCUMENTAL.
O ARQUIVO NACIONAL REALIZA ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO, PORÉM A OFERTA AINDA É ESCASSA.
TEVE SUA INDEPENDÊNCIA DECRETADA EM JULHO DE 1975

PORTUGAL

A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTARISTAS, ASSOCIAÇÃO QUE MAIS MINISTRA AÇÕES DE FORMAÇÃO COM OS CURSOS DE CURTA DURAÇÃO E AÇÕES TÉCNICAS E INFORMATIVAS COMO OFICINAS, SEMINÁRIOS E CURSOS Á DISTÂNCIA, PARA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM SUAS SEDES DISTRIBUÍDAS AO LONGO DE PORTUGAL.
APRESENTA BOAS OFERTAS DE CURSO NO ÂMBITO DA INFORMAÇÃO
FOI UM DOS PRIMEIROS PAÍSES EUROPEUS A ZELAR POR SEU PATRIMÔNIO DOCUMENTAL E UM DOS MAIS PREPARADOS PARA TAL.

MOÇAMBIQUE

O CENTRO NACIONAL DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DE MOÇAMBIQUE, CEDIMO, E O ARQUIVO NACIONAL DE MOÇAMBIQUE ,OFERECEM CURSOS TÉCNICOS DE CURTA DURAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS.
OS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO AINDA SÃO EM "NÚMERO INSUFICIENTE " PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DAS INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS.
PASSOU POR UMA INTENSA GUERRA CIVIL DURANTE 1977 A 1992, QUE PREJUDICOU SEVERAMENTE O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.

GUINÉ EQUATORIAL

CARECE DE INCENTIVOS NO ÂMBITO DA INFORMAÇÃO EM QUE SE REFLETE POR INEXISTIR DADOS SOBRE OFERTAS DE CUSOS NA ÁREA E TÃO POUCO DADOS DE EXISTÊNCIA SOBRE O ARQUIVO NACIONAL DO PAÍS NAS PÁGINAS WEB.
TORNOU - SE INDEPENDENTE EM 1968

GUINÉ - BISSAU

A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS GUINESSES É EFEITUADA EM SERVIÇOS OU CURSOS, APOIADOS POR BOLSAS DE ESTUDOS EM PAISES ESTRANGEIROS, NA TENTATIVA DE SANAR A FALTA DE CURSOS EDUCATIVOS NA ÁREA.
NO ÂMBITO DA INFORMAÇÃO, CARECE DE OFERTA EDUCATIVA FORMAL EM ARQUIVÍSTICA.
PRIMEIRA COLÔNIA PORTUGUESA NO CONTINENTE AFRICANO A TER INDEPENDÊNCIA RECONHECIDA EM 1974.

ESPANHA

SE REVELA COMO UM AGENTE DE FORMAÇÃO, A ARQUIVISTICA ESTÁ ASSOCIADA AO ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA, INEXISTINDO COMO CURSO DE FORMAÇÃO FORMAL. AS ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS CONTRIBUEM CONSIDERAVELMENTE COM OFERTA DE CURSOS DE CURTA DURAÇÃO.

DISCESTE: LAILA EMANUELE ARAÚJO SOUZA

ESTRUTURA A FORMAÇÃO SUPERIOR EM TRÊS NÍVEIS: GRADO,MÁSTER E DOCTORADO.

CABO - VERDE

O ARQUIVO NACIONAL OFERTA CURSOS TÉCNICOS DE CURTA DURAÇÃO PARA CAPACITAR OS PROFISSIONAIS A PRESTAREM SERVIÇOS DE QUALIDADE NAS UNIDADES DE INFORMAÇÃO.
POSSUÍ UM DOS MELHORES SISTEMAS EDUCACIONAIS DA ÁFRICA. APESAR DISSO A OFERTA DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NO ÂMBITO DA INFORMAÇÃO É MUITO REDUZIDA.
TORNOU SE INDEPENDENTEMENTE EM 1975

BRASIL

UMA DAS INSTITUIÇÕES PROMOTORAS É O Conarq, VINCULADO À OUTRA INSTITUIÇãO ESSENCIAL, o Arquivo Nacional, QUE TAMBÉM É MUITO ATIVO E MINISTRA AÇÕES DE FORMAÇÃO COM OS CURSOS DE CURTA DURAÇÃO, E AÇÕES TÉCNICAS E INFORMATIVAS COMO OFICINAS, SEMINÁRIOS E DEBATES PARA OS PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ÁREA.
É UM PAÍS BEM DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA INFORMAÇÃO, APESAR DAS DIVERSAS CRISES. SÃO MINISTRADOS TANTO CURSOS DE FORMAÇÃO FORMAL, QUANTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARQUIVOLOGIA, EM GRANDE NÚMERO E QUALIDADE, ALÉM DOS DIVERSOS CURSOS TÉCNICOS DE CURTA DURAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS E ASSOCIAÇÕES.
CONQUISTOU SUA INDEPENDÊNCIA POLíTICA DE PORTUGAL EM 1822.

ANGOLA

Add a concept you've learned about in the given material, then explain it by adding at least 3 details.

O ARQUIVO NACIONAL DA ANGOLA OFERECE CURSOS DE CURTA DURAÇÃO PARA A CAPACITAÇÃO DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS EM ARQUIVOS PARA PROFISSIONAIS.
TEM COMO PRIORIDADE A EXPANSÃO DE ENSINO
EM 1975, CONQUISTOU A SUA INDEPENDÊNCIA

Add detail about the concept mentioned.