Categorie: Tutti - ligações - oxidação

da isabelly Fernandes mancano 3 anni

94

Capitulo 6: se tem reação, a química da explicação

As ligações químicas interatômicas são fundamentais para a formação de moléculas e sólidos iônicos, classificando-se em iônicas, covalentes e metálicas. A ligação iônica ocorre quando um metal cede elétrons a um ametal, semimetal ou hidrogênio, resultando na formação de íons.

Capitulo 6: se tem reação, a química da explicação

Capitulo 6: se tem reação, a química da explicação

Ligações Químicas Interatômicas

São responsáveis pela formação de moléculas, agrupamentos de átomos ou sólidos iônicos. Podem ser de três tipos: iônica, covalente e metálica.

Numero de oxidação

O número de oxidação (NOX) de um elemento é a carga elétrica que ele adquire quando faz uma ligação iônica ou o caráter parcial (δ) que ele adquire quando faz uma ligação predominantemente covalente.
O NOX de substâncias simples é sempre igual a zero. Exemplos: N2, O2, H2, Na, Fe, Al.

O NOX de íons é igual a sua carga. Exemplos: Na1+: NOX= +1 O2-: NOX= -2 F1-: NOX= -1

ligação iônica

A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.
Diferentemente das ligações covalentes, em que há o compartilhamento de elétrons, nas ligações iônicas os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. Também chamada de ligação eletrovalente, a ligação iônica é produzida entre íons (cátions e ânions), daí o termo "iônica".

Compostos moleculare

Os compostos moleculares são substâncias formadas a partir de uma associação entre um ametal e um hidrogênio ou ametal, resultando na chamada ligação covalente. Em temperatura ambiente, os compostos covalentes podem ser encontrados nos estados físicos sólido, líquido e gasoso.

Oxidação

Oxidação é um processo químico desencadeado pela reação entre um composto orgânico e um agente oxidante
Os compostos são substâncias encontradas em organismos vivos e, geralmente, têm carbono na sua composição. O agente é o que ganha elétrons e sofre redução, ocasionando o que chama-se de oxidação.