da Isaac de Santana dos Santos mancano 5 anni
235
Più simili a questo
Responsável por ampliar a agenda de pesquisas da Ciência da Informação. De acordo com Mantovani e Dantas (2011), apesar dos dispositivos móveis aumentarem os fluxos informacionais e impulsionarem uma participação ativa dos indivíduos em suas interações com os conteúdos disponíveis, eles também favorecem a busca e uso das informações de maneira superficial, não levando em conta critérios de qualidade e credibilidade.
Subtópico
O paradigma cognitivo aborda também a recuperação da informação e foi bastante influenciado por Karl Popper (1975), que concebia a existência de três mundos do conhecimento. Para o autor, o mais importante é o “mundo dos produtos da mente”, por referir-se ao conhecimento objetivo.
Um dos autores que se apropria do paradigma físico da informação é Michael Buckland (1991), ele não só amplia o conceito de documento, analisando-o como algo que está para além do texto impresso, como também identifica três usos corriqueiros para o termo informação, atendo-se principalmente ao último, a saber: “informação como processo”, “informação como conhecimento” e “informação como coisa”.