Categorie: Tutti - calor - doenças - respiratório

da Gabriel Souto mancano 4 anni

113

Impactos sobre os ecossistemas urbanos

A qualidade do ar em áreas urbanas é afetada por vários poluentes, como monóxido de carbono, dióxido de carbono, partículas em suspensão e compostos orgânicos voláteis. Esses contaminantes têm impactos significativos na saúde humana, especialmente no sistema respiratório, que é responsável pelas trocas gasosas essenciais, como a captação de oxigênio e a liberação de gás carbônico.

Impactos sobre os 
ecossistemas urbanos

Impactos sobre os ecossistemas urbanos

Os principais poluentes do ar

- Compostos orgânicos voláteis: materiais como gasolina, solventes e soluções de limpeza que se encontram no ar em estado de vapor.
- Partículas em suspensão: podem causar diversas doenças pulmonares como fibroses e enfisemas.
- Monóxido de carbono: Prejudica o transporte de oxigênio pelas células.
- Dióxido de carbono (gás carbônico):A cada dia sua concentração no ar aumenta, sendo ele um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

Sistema respiratório

Na porção respiratória ocorrem as trocas gasosas, ou seja, o oxigênio retirado do meio externo é disponibilizado para o sangue, e o gás carbônico entra no sistema respiratório para realizar o caminho inverso ao do oxigênio e ser eliminado para o meio.
Os órgãos do sistema respiratório são: fossas nasais, faringe (nasofaringe), laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.
É o sistema responsável por garantir a captação de oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico.

Ilhas de calor

Podem ser causadas por: Falta de áreas verdes, impermeabilização do solo, alta concentração de edifícios e poluição do ar.
fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural.
Asfaltos e paredes absorvem calor com facilidade.