Um sistema é definido como um organismo composto por partes interligadas e interdependentes. A teoria geral dos sistemas é amplamente aplicável a várias áreas do conhecimento, permitindo a análise de dinâmicas, problemas e princípios para gerar resultados eficazes.
currículos em constante processos de revisão e projetos pedagógicos de peso, que focam também na formação humana.
O resultado são boas notas no Ministério da Educação, egressos bem posicionados no mercado, pesquisadores com oportunidades na Academia e, principalmente, cidadãos conscientes.
Professores qualificados, com mestrado, doutorado e experiência de mercado se somam a metodologias diferenciadas.
LA SALLE
Além disso é um princípio institucional o acolhimento e a convivência harmoniosa entre todos. Docentes, funcionários e acadêmicos valorizam a amizade, o respeito, a alteridade e a diversidade como valores que facilitam o ensino, a pesquisa e extensão.
A Faculdade La Salle conta com uma estrutura física moderna e acolhedora que facilita a interação, o diálogo e a convivência entre os vários atores que formam a comunidade acadêmica.
Durante os intervalos das aulas são organizados eventos com apresentações culturais, artísticas, religiosas e esportivas que desenvolvem o conhecimento mútuo e a valorização dos talentos e capacidades de cada um.
No mundo todo, os Irmãos Lassalistas mantém mais de 993 instituições de ensino, reconhecidas pela excelência de ensino e pela formação de seres humanos integrais.
Exemplo 1 : O termostato é um aparelho responsável por manter a temperatura estável dentro de um local. Conforme a temperatura aumenta, o termostato responde ligando ou desligando um ar-condicionado ou aquecedor. O termostato, portanto, é um sistema aberto programado para manter-se em homeostase (equilíbrio) conforme recebe inputs (temperatura do ambiente).
A entrada (input) recebida pelo termostato funciona como feedback negativo, pois força uma resposta contrária do sistema. Se a entrada é calor, a saída (output) é frio e vice-versa.
Exemplo 2: O corpo humano, assim como um termostato, mantém seu sistema em homeostase. Conforme a atividade corporal é aumentada (entrada), o corpo responde aumentando a frequência cardíaca para mandar mais sangue para os músculos (saída). Essa atividade diminui a quantidade de oxigênio no sangue e força os pulmões (entrada) a trabalharem mais rápido (saída).
Sistema da faculdade la salle
ESTACIONAMENTOS
BIBLIOTECA
CENTRAIS DE APOIO
SALAS DE AULA
lABORATORIO
CANTINAS
ESPAÇO DE CONVIVENCIA
SALA DE MÚSICA
QUINTA CULTURAL
QUADRAS DE ESPORTES
Tópicos principais do texto
RESOLVENDO PROBLEMAS SOB A ABORDAGEM SISTEMATICA
APLICAÇAO DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
PRINCIPIOS GERAIS DE SISTEMA
COMPONENTES DE UM SISTEMA DINÂMICO
CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS
CARACTERISTICAS
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
A teoria adota que um sistema é qualquer organismo formado por partes interligadas e interdependentes.
e descobrir suas dinâmicas, problemas e princípios, a fim de produzir resultados.
O propósito da teoria dos sistemas é investigar pontos em comum entre os diferentes campos de conhecimento
É essa amplitude do conceito que faz com que a teoria geral dos sistemas seja aplicável a diversas áreas do conhecimento, seja nas ciências exatas, sociais, naturais, etc.
O QUE É SISTEMA ?
Características
Segundo Bertanlanffy, apesar de serem formados por diversas partes independentes, os sistemas possuem características e atributos únicos que não existem em nenhuma das partes isoladas que o compõem.
Totalidade: tendo em vista que os sistemas são organismos, qualquer alteração sofrida em uma das partes produzirá consequências em todas as outras.
Propósito: os sistemas sempre visam atender uma finalidade que não pode ser satisfeita por nenhuma das suas partes isoladas.
CONCEITO
Teoria geral dos sistemas
As metáforas utilizadas por Ludwig para se referir a organismos vivos logo foram adotadas por estudiosos da área organizacional na tentativa de melhor entender o funcionamento das organizações
Tópico principal
Origem da TGS
Ele foi proposta em meados de 1950 pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy, y foi baseada numa visão diferente do reducionismo científico até então aplicada pela ciência convencional.