"O planejamento é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino." (LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo:Cortez, p.221)
É fundamental avaliar o plano de aula rotineiramente. A autoavaliação é um passo importante para o profissional atingir os objetivos com maior facilidade.
Pedir a opnião dos alunos é importante. Questionários ou conversas podem revelar quais estratégias de ensino estão funcionando e quais precisam de aprimoramento.
O plano de aula deve ser elaborado seguindo as fases de aprendizagem
Integração: nessa fase o professor verifica os resultados obtidos pelos alunos na fase anterior.
Desenvolvimento: nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno.
Apresentação: o professor prepara a turma para compreensão dos conteúdos.
O que deve conter no plano de aula: tema da aula, objetivo, metodologia, formas de avaliação, referencias bibliográficas, e outras informações.
O plano de aula não é fixo, ou seja, pode ser atualizado constantemente e sempre que for necessário.
O plano de aula é importante para que o educador possa elaborar metodologias conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.
Sem o planejamento, é possível que acabe não tendo tempo para ensinar tudo o que tinha como meta.
É um documento elaborado pelo professor que é utilizado como recurso para o norteamento das atividades desenvolvidas em sala de aula. Desse modo, é fundamental para que se atinja êxito no processo de ensino aprendizagem.
O plano de aula é uma previsão de tudo o que será feito dentro de classe em um período determinado.
Projeto Politico Pedagógico
Segundo Libâneo (2004), o PPP é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
No PPP, dentre os principais, deve constar
Planos de ação específico.
Projeto Pedagógico: metodologia, avaliação, recuperação;
Missão da escola, valores;
Todos os dados de identificação da escola;.
Todos que fazem parte de sua execução atuam na sua construção. Cada escola elabora o PPP de uma maneira diferente, não existe uma formula, levando em consideração o contexto em que a escola esta inserida e fatores específicos da comunidade escolar.
O PPP dura de dois a cinco anos. De modo que, pode ser alterado quando perceber que não não corresponde a realidade escolar.
O PPP é importante pois deve funcionar como norteador para as atividades da escola, contemplando não somente metas e objetivos, mas ações que serão tomadas para alcança-los, levando em consideração a realidade da instituição de ensino.
Refere-se a identidade da escola, sendo um documento que reflete a proposta educacional da instituição, servindo como um guia para o crescimento e melhoria do ensino.
Pedagógico: no PPP, essa palavra esta relacionada a todos os projetos e atividades educacionais que farão parte dos processos de ensino e aprendizagem.
Politico: a escola tem função social de forma cidadãos responsáveis, críticos e conscientes que irão atuar na sociedade.
Projeto: é um conjunto de propostas de ações concretas que serão executadas em um determinado período de tempo.