Período Entreguerras:
Regime autoritários
e totalitários
Entre 1918 e 1939, diversos regimes autoritários e totalitários surgiram na Europa e desempenharam papéis cruciais no cenário político global. Na Itália, o fascismo de Mussolini pregava um governo centralizado e combateu ferozmente ideias socialistas e democráticas, impondo censura e eliminando opositores.
Período Entreguerras:
Regime autoritários
e totalitários
Os regimes autoritários causou a deflagração da segunda guerra mundial
O salazarismo foi o regime ditatorial que existiu em Portugal, entre 1933 e 1974, e é conhecido também como Estado Novo. O uso do termo “salazarismo” deve-se a António de Oliveira Salazar, chefe de governo de Portugal entre 1933 e 1968
Estados Unidos
Houve uma polarização das posições políticas: grande parte do operariado optou pela revolução, enquanto outra parte da sociedade, principalmente as classes médias, defendeu governos fortes, ultranacionalistas e anticomunistas.
A década de 1920 foi de euforia econômica naquele país, caracterizado pela alta produção e consumo em massa. A euforia econômica, no entanto, logo teve fim. A desigualdade social era gritante: metade da população estava abaixo da linha da pobreza.
Após o fim da Primeira Guerra, foi assinado entre as potências europeias o Tratado de Versalhes, em 1919.
- Concentração de poderes nas mãos do governante, no caso o ditador Francisco Franco. Portanto, tratava-se de um regime totalitário.
- Perseguição e combate aos opositores do regime - O franquismo teve apoio dos militares e também da Igreja Católica da Espanha.
- Regime personalista, ou seja, ideologia centrada na figura do governante.
- Controle dos meios de comunicação, com uso de censura e propagandas governamentais.
Nazismo : líder Adolf Hitler, crise moral e econômica no pós Primeira Guerra Mundial 1934: Hitler chega ao poder com a ideia de construir um império, propaganda nazista, controle da população, perseguição aos judeus, ciganos, opositores
Itália:A ideologia fascista se caracteriza pelo totalitarismo, a defesa um governo forte e centralizado, onde não existem partidos políticos, eleições ou parlamento. Também era contra as ideias socialistas, liberais e democráticas. não recebeu territórios após a Primeira Guerra Mundial
-Mussolini (Duce): prendeu e matou opositores, censura a imprensa e tirou a Itália da crise.