PSICOLOGIA SOCIAL AMERICANA - Evolução Teórica e Temática
A psicologia social americana passou por uma evolução significativa ao longo das décadas, refletindo mudanças teóricas e temáticas. Nos anos 1920 e 1930, o foco principal estava no estudo das atitudes, da influência social e interpessoal, e da dinâmica de grupo.
PSICOLOGIA SOCIAL AMERICANA - Evolução Teórica e Temática
1985-Stephan e Stephan - Estudo da experiência social o individuo adquire a participação nos diferentes grupos socias com os quais convivi.
1981-Psicoloagia Social -Edward Ross
Add text
1980 -Introdução a Psicologia Social -Willian Mc Dougall
1954- Psicologia Social- Allport - procura explicar se ntimentos ,pensamentos e comportamentos do individuo na presença real ou imaginário da pessoa
1930- O modelo de pesquisa -ação orientado por Lewin foi abandonado e substituído por investigação de fenômenos e processos da natureza cognitiva.
BASE DE INVESTIGAÇÃO DAS LEIS UNIVERSAIS DO COMPORTAMENTO SOCIAL
1970- A crise Psicologia Social - Motivada por execesso individualização da Psicologia Social Psicológica (Movimento Feminismo )
1984-Cognetivismo se consolida como perspectiva dominante no cenário norte americano
OBJETIVO : Compreender os processos cognitivos que se encontra subjacentes ao pensamento social - (Fiske e Taylon -1984)
1920 a 1930 - Estudo das atitudes ,da influência social e interpessoal e da dinâmica de grupo .
1924- Livro Psicologia Social- Floyd Allport .Defendia os contornos da Psicologia Social Psicologia Psicológica como disciplina objetiva de base experimental , focada no individuo.