A América Platina, com uma vasta extensão territorial de 3.351.055 quilômetros quadrados, abrange 18% do território sul-americano, sendo composta por Argentina, Paraguai e Uruguai. Essa região é marcada por um relevo predominantemente de planícies e planaltos, com a imponente Cordilheira dos Andes ao oeste, na fronteira entre Argentina e Chile.
O Chile é grande produtor de cobre. A Venezuela, por sua vez, apresenta grandes reservas de petróleo, sendo grande produtora e exportadora do produto, cuja nação integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). O Equador também é grande produtor de petróleo, no entanto, não integra a OPEP.
O clima varia de acordo com cada região.
No norte, predomina o clima tropical e no sul, o clima característico é o temperado. Os principais rios são: o Paraná, Paraguai e o Uruguai, formando a Bacia Hidrográfica do Rio Prata.
A extensão territorial de 3.351.055 quilômetros quadrados, a América Platina corresponde a 18% do território sul-americano. O relevo é caracterizado por planícies e planaltos. A oeste, na fronteira da Argentina com o Chile, está localizada a Cordilheira dos Andes.
A América Platina é a denominação da região da América Latina formada por três Juntos países correspondem a 18% do território sul-americano.
A denominação América Platina é uma alusão à Bacia do Rio Prata, que banha a região.
No tocante à Geografia Física, podemos destacar a presença da Cordilheira dos Andes que se estende de norte a sul, localizada na região oeste do continente sul-americano. O Deserto de Atacama, localizado na costa oeste de Chile e Peru, é outro aspecto geográfico de destaque na América Andina.
A extensão territorial destes países é de, aproximadamente, 5,5 milhões de quilômetros quadrados.
A economia na América Platina é bem dinâmica e diversificada. Todos os três países têm na agropecuária, um importante elemento da economia. Na Argentina destaca-se o cultivo de trigo e criação de bovinos e ovinos. No Uruguai, no domínio dos pampas, ocorre a criação de bovinos, produção de carnes e ovinos, além do cultivo de milho e trigo. As principais áreas agrícolas do Paraguai estão localizadas a leste do rio Paraguai, onde são cultivados vários produtos, principalmente algodão e soja.
A América Andina é a região que se estende na Cordilheira dos Andes, na porção oeste do Continente Sul Americano, desde a Venezuela até o Chile.
A região é formada por grandes cadeias de montanhas e planaltos de altitudes elevadas.
Compreende aproximadamente 7 500 quilômetros de extensão, com 300 quilômetros de largura e altitudes superiores a 7 000 metros.
Este termo é mais simples. É conhecido como América Platina o grupo de países que é banhado pelos rios Uruguai, Paraguai e Paraná.
A América Andina é uma porção territorial da América do Sul. Recebe essa denominação pelo fato de ser cortada pela Cordilheira dos Andes, que se estende de norte a sul do subcontinente.