Categorie: Tutti - crianças - sociedade - família - liderança

da Fernanda Gomes manca 1 anno

358

Tupinambás

Nas sociedades tupinambás, a estrutura familiar é fortemente influenciada pela família paterna, com a sogra assumindo temporariamente o papel de mãe em algumas situações. A residência do casal normalmente é próxima ou na mesma casa dos pais do esposo, destacando a importância da linhagem paterna, semelhante à tradição ocidental de passar o sobrenome do homem para a mulher e filhos, embora isso esteja mudando.

Tupinambás

Tupinambás

Casamento

O casamento efetiva-se por meio da co-habitação do esposo e da esposa, que constroem uma casa e abrem uma roça.
O mesmo acontece em algumas religiões, na qual os indivíduos só podem morar juntos após o casamento. Por exemplo a religião católica.

Liderança

Os critérios que levam alguém a ser visto como liderança na comunidade estão relacionados ao fato de ser ou não fundador de um lugar, além da sua capacidade de atrair para a sua casa os filhos e suas respectivas famílias.
Atualmente, poder e liderança tem a mesma raiz e pode ser alcançado de diversas maneiras, de acordo com o modo que é exercido e o meio em que se encontra. Podendo haver uma liderança política, liderança econômica e liderança familiar.

Organização sócio-econômica

As casas têm certa independência no que diz respeito à produção e ao consumo. Cada casa possui sua roça e a farinha ali produzida pertence exclusivamente àqueles que cultivaram as mandiocas
Atualmente, os trabalhadores recebem um salário proporcional ao que produzem e as suas funções nas empresas. E através desse salário sustentará a sua família.

Núcleo familiar

A mulher que mais comumente assume a posição temporária da mãe que fica em “resguardo” é a sogra (avó paterna das crianças), pois o mais frequente é que o casal resida junto da casa dos pais do esposo.
A importância da influência da família paterna, que podemos comparar hoje com a evolução da cultura do sobrenome do homem ser passado para mulher e para os filhos, mas que atualmente está mudando.
Quando há uma separação conjugal, a decisão sobre a guarda da criança tende para que ela fique morando no seu lugar de origem. Assim, na maioria dos casos, a criança residirá com o pai e seus parentes de linha paterna.
O modelo patriarcal tem mudado, existindo vários tipos de formação familiar coexistindo em nossa sociedade atualmente, cada uma delas com suas características e não mais seguindo os padrões antigos. Porém, apesar das mudanças, a preocupação em garantir o bem estar e segurança da criança em casos de separação, continua sendo o núcleo a ser seguido.

Residência

Áreas residenciais com características próprias, comumente designadas de lugares.
A designação lugar é normalmente seguida do nome de um dos habitantes da casa principal – geralmente daquele que a fundou: “o lugar de Miguel”, por exemplo.

Em cidades do interior, principalmente, os filhos são conhecidos por causa do seu pai. Os mais velhos sempre perguntam “você é filho de quem?” para se referir a alguém.