カテゴリー 全て - análise - desenvolvimento - lucro

によって Catarina Cunha 13年前.

485

KAM

A gestão de Key Account Managers (KAM) envolve várias etapas e modelos que se concentram na construção de relações duradouras e lucrativas entre compradores e vendedores. Essas etapas incluem o pré-KAM, onde não há transações mas existe um potencial cliente; o Ecirly-KAM, com transações iniciais e múltiplos fornecedores; o MID-KAM, onde um fornecedor ganha maior participação; a Parceria KAM, que se caracteriza por uma relação próxima; e as Sinergias KAM, onde todas as condições para uma relação duradoura estão reunidas.

KAM

Marketing Relacional

Mckenna - "O relacionamento deve ser construido de forma sustentada entre os clientes e a epresa".

Mercado Business-to-business

Gerente de "Contas-Chave"
Oferece beneficios parte-a-parte: Vendedor e comprador.

Relação continua através da construção de um portfólio de produtos e/ou serviços, estratégicamente, criados para o cliente = tendo por base as necessidades/ carências do mesmo. Análise prévia do mercado concorrencial.

KAM

Qualificações requeridas por um KAM: capacidade de comunicação, integridade, bons conhecimentos técnicos - ferramentas de gestão, produtos e serviços da empresa e boa capacidade de negociação/ persusão.

Várias abordagens, literárias, sobre Key Account Managers

Relação entre comprador e vendedor numa lógica de 5 etapas: pré-KAM; Ecirly-KAM; MID-KAM; Parceria KAM e Sinergias KAM.

Pré-KAM = Não existem transacções mas existe uma empresa-alvo para a compra.

Ecirly - KAM = Estabeleceram-se transacções mas ainda existem muitos forncedores, não há um "eleito".

Sinergias-KAM = Existe um forncedor para o alvo, para o cliente interesse na compra. estão reunidas todas as condições necessárias ao estabelecimento de uma relação duradoura.

Parceria - KAM = Relação única, próxima, similar.

MID-KAM = Quando um fornecedor conseguiu uma maior participação com a empresa-alvo, a a empressa compradora expressa interesse.

Modelo de Desenvolvimento Relacional
1982 - Fiocca "A análise da carteira de clientes permitir discriminar os diferentes grupos de clienets em termos de rendibilidade
1994 - Miuman e Wilson: "Possibilidade de avaliar a posição das empresas, no contexto de mercado por forma a gerar lucro, tendo por base a análise de comportamento do consumidor, o perfil do cliente e as competências necessárias à gestão."

Necessidade de "uma força de vendas" dedicada

Desafio organizacional na medida em que requer atenção, coordenação global, flexibilidade e sensibilidade por forma a gerar retorno = Lucro.

Dificudade em retê-los na empresa - KAM , tratando-se de elementos primordiais na organização e acima de tudo fundamentais ao desenvolvimento da mesma = bons relacionamentos com os clientes-chave = geram lucro = Valor acrescentado
Tomada de decisão = elemento critico ao desenvovimento do KAM = poder negocial, de tomada de decisão final
Designados de Gerentes
Consciência comercial
Relação entre vendedor/ comprador = necessidade de existir uma integração
Alinhamento, formação, oreintação com a estratégia comercial da empresa

O contexto de mercado, no Reino Unido, dedicou-se ao estudo da "Gestão de Contas-Chave". A boa gestão de clientes rentáveis era o incio para atingir um fim = Lucro. Uma carteira de clientes gerida de forma sustentada é um ganho para qualquer organização.

Gerir clientes com base no potencial que os mesmos têm para a empresa = rentibilidade.
Cranfield - O Progresso, assente na globalização, é um desafio imposto às organizalções que actuam numa economia de escala.

Foco no cliente = beneficios e oportunidades = lucro

Analisar as caracteristicas dos clientes e as expectativas destes
Matriz de portfólio

Aspectos analisados: Potencial de lucro; VN actual da empresa potencial cliente (aproximado); sectores de actividades e mercados actuantes