カテゴリー 全て - educação - mapas - dados - análise

によって Dailani Pinheiro 1か月前.

40

MAPAS TEMÁTICOS

A cartografia temática envolve três etapas principais: aquisição, tratamento dos dados temáticos e sua representação simbólica final. No ensino fundamental e médio, a cartografia é fundamental para desenvolver a capacidade dos alunos de utilizar mapas para compreender melhor o mundo ao seu redor.

MAPAS TEMÁTICOS

MAPAS TEMÁTICOS

TÊS ETAPAS PARA A GERAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS:


1- AQUISIÇÃO DOS DADOS TEMÁTICOS;

2- TRATAMENTO DOS DADOS;

3- SIMBOLISMO E REPRESENTAÇÃO FINAL DOS DADOS.

Os oceanos do mundo

CARTOGRAFIA TATIL ESCOLAR

GEOTECNOLOGIAS

CARTOGRAFIA NOS ENSINOS MÉDIO E FUNDAMENTAL

PROPOSTAS DE ATIVIDADES: - DISCUTIR ASPECTOS RELACIONADOS AS RELAÇÕES PROJETOS E EUCLIDIANAS. DISCUTIR ASPECTOS RELACIONADOS AS RELAÇÕES PROJETIVAS, EUCLIDIANAS E TOPOLÓGICAS. TRABALHAR COM NOÇÕES DE LOCALIZAÇÃO, REFERÊNCIAS E ORIENTAÇÃO.
PONTOS IMPORTANTES: - QUAL A LINGUAGEM DO MAPA - PARTINDO DO ESPAÇO VIVIDO - A PERSPECTIVA MULTIESCALAR - O PROBLEMA DO TEMPO - SIMPLIFICAÇÕES E GENERALIZAÇÕES
OS MAPAS PODEM SER ÚTEIS PSRS ESTIMULAR OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: 1 - LOCALIZAÇÃO E SITUAÇÃO: ONDE OCORRE O FENÔMENO? 2- DIMENSÃO: QUAL A ABRANGÊNCIA DO FENÔMENO? 3- DISTRIBUIÇÃO: QUAL O PADRÃO DE DISTRIBUIÇÃO DO FENÔMENO? 4- CORRELAÇÃO: EXISTE RELAÇÃO DESTE FENÔMENO COM OUTRO FENÔMENO QUALQUER? 5- DEPENDÊNCIA ESPACIAL: A OCORRÊNCIA DO FENÔMENO DEPENDE DE ALGUM FATOR OU ASPECTO ESPACIAL?
RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR: LEVAR A UMA INTERPRETAÇÃO QUE VÁ ALÉM DA SIMPLES VISUALIZAÇÃO E FAZER REFLETIR, A PARTIR DOS MAPAS, SOBRE AS RELAÇÕES EXISTENTE ENTRE OS OBJETOS REPRESENTDOS, IDENTIFICAR PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO ENTRE ESTES MESMOS OBJETOS, E FINALMENTE, INCENTIVAR A CONSTRUÇÃO DE ANÁLISES E QUESTIONAMENTOS.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) INDICAM QUE UM DOS OBJETIVOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA É O DE FAZER COM QUE OS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE UTILIZAR A CARTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO NA APROXIMAÇÃO DOS LUGARES E DO MUNDO.
ENSINO MÉDIO
LOCALIZAÇÕES ANÁLISES CORRELAÇÕES SÍNTESES
ENSINO FUNDAMENTAL
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA RELAÇÕES EUCLIDIANAS RELAÇÕES PROJETIVAS RELAÇÕES TOPOLÓGICAS
EDUCAÇÃO INFANTIL
DESENHO DA CRIANÇA

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA

ATIVIDADES: - MAPA DO CORPO - BATALHA NAVAL - O RELÉGIO DE SOL - O MAPA DA SALA DE AULA - O USO DE MAQUETES - O CAMINHO DA CASA PARA A ESCOLA - CONSTRUÇÃO DE CROQUIS
REFERE-SE AO PROCESSO DE DOMÍNIO E APRENDIZAGEM DE UMA LINGUAGEM CONSTRUÍDA DE SÍMBOLOS, DE UMA LINGUAGEM GRÁFICA (CARTOGRÁFICA).
Quais habilidades devem ser desenvolvidas para que as crianças consigam ler corretamente os mapas?
O PAPEL DO PROFESSOR É O DE CONDUZIR A TAREFA DE CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO DA REALIADE, PROPONDO ATIVIDADES QUE FAÇAM COM QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA COMPREENSÃO DOS MAPAS.
AS CRIANÇAS DEVEM SER CAPAZES DE CODIFICAR A REALIDADE E DECODIFICAR OS MAPAS, A PARTIR DA TAREFA DE CONSTRUI-LOS.
Quais são as dificuldades existentes no processo de leitura por parte das crianças?
LATERALIDADE, REFERÊNCIA E ORIENTAÇÃO ESPACIAL
PROPORÇÃO E ESCALA
ESTRUTURAÇÃO DA LEGENDA
SIMBOLOGIAS DOS MAPAS
CONSTRUÇÃO DO MAPA = CODIFICAÇÃO DA REALIDADE REALIDADE TERRESTE (OBLÍQUA E 3D) MAPA (2D, VISÃO VERTICAL, REPRESENTAÇÃO POR PRIMITIVOS GRÁFICOS, ESTRUTURAÇÃO DE LEGENDA, PRPOSÇÃO E ESCALA, LATERALIDADE, REFERÊNCIAS E ORIENTAÇÃO)
TRIDIMENSIONAL PARA PLANA/ BIDIMENSIONAL
VISÃO OBLÍQUA X VISÃO VERTICAL

TÊS ETAPAS PARA A GERAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS: 1- AQUISIÇÃO DOS DADOS TEMÁTICOS; 2- TRATAMENTO DOS DADOS; 3- SIMBOLISMO E REPRESENTAÇÃO FINAL DOS DADOS.

CLASSIFICAÇÃO

O Oceano Atlântico ocupa uma bacia alongada, em forma de S, entre a Europa e a África, a leste, e as Américas, a oeste.

OBJETIVOS DO MAPA
SÍNTESE

INTEGRAÇÃO DE FENÔMENOS: PODE ESTAR APRESENTANDO MAIS DE UM FENÔMENOS NO MESMO MAPA COM RECURSOS VISUAIS DIFERERNTES.

ANALÍTICO

DISTRIBUIÇÃO DE UM OU MAIS ELEMENTOS DE UM ÚNICO FENÔMENO. EX: MAPA DE PERCENTUL DA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA. (SÃO VÁRIAS RENDAS DIFERENTES, MAS O FENÔMENO É A RENDA.)

INVENTÁRIO

DISTRIBUIÇÃO DE DIFERENTES ATIVIDADES ECONÔMICAS EM UMA DETERMINADA REGIAO.

A NATUREZA DO DADO

Procurar e adicionar as principais caraterísticas, como a posição, a profundidade máxima, a flora e a fauna deste mar.

QUANTITATIVO

APRESENTAM INTERVALOS NUMÉRICOS EX: 0,60 - 1,25

REPRESENTA A INTESIDADE DA OCORRÊNCIA DE UMA MESMA VARIÁVEL. PODEM SER CLASSIFICADAS EM:

DENSIDADE DE PONTOS OU PONTO DE CONTAGEM: NÃO FAZEM USO DE INTERVALOS DE CLASSE E CORES OU TONS DE CORES PARA REPRESENTAR A GRANDEZA.

MAPAS COROPLÉTICOS: UNIDADES ESPACIAIS PREDEFINIDAS, COMO EX: PAÍSES, REGIÕES, ESTADOS E ETC. UTILIZA-SE INTERVALOS DE CLASSE E VARIAÇÕES DE TONS DE CORES.

MAPAS POR QUANTIDADES CALCULADAS OU DERIVADAS.

EXIGEM TRATAMENTO ESTATÍSTICOS E MATEMÁTICOS. EX: CONSUMO PER CAPITA, DENSIDADE DEMOGRÁTICA, TAVA DE NATALIDADE.

MAPAS POR QUANTIDADES ABSOLUTAS

NÃO PRECISM DE MAIOR TRATAMENTO PARA SEREM REPRESENTADOS. EX: POTENCIAL HIDRELÉTRICO POR ESTADO, POPULAÇÃO ABSOLUTA, NUMERO TOTAL DE PESSOAS COM ACESSO A INTERNET.

ORDENADO

ESTABELECEM HIERARQUIA. NÃO HÁ A UTILIZAÇÃO DE CRITÉRIOS MATEMÁTICOS OU ESTATÍSTICOS. EX: - MAPA DE POPULAÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS - POUCO POPULOSO - MODERADAMENTE POPULOSO - MUITO POPULOSO - HIERARQUIA URBANA NO BRASIL - GRANDE METRÓPOLE NACIONAL - METROPOLE NACIONAL - METRÓPOLE - CAPITAL REGIONAL

QUALITATIVO

TAMBÉM CONHECIDOS COMO NOMINAIS. EX: - MAPAS DE USO E COBERTURA DO SOLO; - MAPAS DEOLÓGICOS; - MAPAS DE SOLOS; - MAPAS CLIMATICOS; - MAPAS GEOMORFOLÓGICOS.

Podemos afirmar que os mapas temáticos qualitativos terão como função diferenciar nominalmente objetos, fenômenos, eventos ou processos existentes na superfície terrestre.

A simbologia nos mapas temáticos qualitativos será construída por diferentes tipos de pontos, linhas e polígonos.

TIPOS DE SÍMBOLOS:

POLÍGONOS

LINEARES: REPRESENTAM ELEMENTOS QUE APRESENTAM FLUXOS, OU CONTORNOS. EX: CURSOS D'ÀGUA, LIMITES, RODOVIAS E ETC. PODEM SE DIFERENCIAR QUANTO A ESPESSURA, COR, CONTRASTE, FECHAMENTO E ETC.

ASSOCIATIVOS: COMBINAÇÃO DOS GEOMÉTRICOS E PICTÓRICOS

GEOMÉTRICOS: DEPENDEM DE LEGENDA

PICTÓRICOS: TENTA DISPENSAR OU DIMINUIR O USO DE LEGENDAS