by Rafaela Pereira Souza 3 years ago
246
More like this
This mind map comes in handy if you are in the middle of job searching. Gather all the possibilities, then with the help of the mind map choose whichever fits your needs best.
Vesículas compostas por enzimas digestivas com funções de digerir materiais englobados pelas células (digestão intracelular) e elementos da própria célula (autofagia), quando necessário.
Sistema membranoso localizado no citoplasma de células eucarióticas especializado em armazenamento, transformação e secreção de substâncias.
Sistema de canalículos e bolsas membranosas presente no citoplasma de células eucarióticas.
Retículo Endoplasmático Rugoso: síntese de proteínas
Retículo Endoplasmático Liso: síntese de lipídios.
Responsáveis pela síntese proteica e estão presentes em todas as células.
Constitui o interior da célula em procariontes e, em eucariontes, corresponde ao espaço entre a membrana plasmática e o núcleo. É onde se localizam as organelas celulares e ocorrem muitas reações químicas.
Presente em organismos fotossintetizantes, possui pigmentos verdes (clorofila) que possibilitam a realização da fotossíntese.
Organela com DNA próprio, responsável pela respiração celular.
Presente apenas em células eucariontes, é onde fica o material genético da célula. É o centro de comando da célula, controlando o metabolismo celular e fazendo a síntese de ácidos nucleicos.
Estrutura presente em todos os tipos celulares. É composta por uma bicamada fosfolipídica que controla a entrada e saída de substâncias da célula.
You might get offers at first or you might need to negotiate; either way, list here all of your offers so you can easily compare them and choose.
Ocorre nos Cloroplastos
Utiliza-se o ATP e NADPH, produzidos na fase clara, para fixar o CO2 por meio do Ciclo de Calvin. E sintetizar o produto final, a glicose.
A energia luminosa (captada pelo Sol) é convertida em energia química na forma de moléculas de ATP e NADPH.
Meiose 2
Separação das células-filhas, que resulta em quatro células com metade do material genético da célula-mãe.
Telófase 2
Consiste na separação das cromátides irmãs, desaparecimento do fuso acromático e reaparecimento dos nucléolos e formação da carioteca.
Anáfase 2
Ocorre a separação das cromátides-irmãs, que são puxadas para os polos da célula, assim como na mitose.
Metáfase 2
Os cromossomos prendem-se às fibras do fuso acromático pelos centrômeros, e localizam-se na porção equatorial da célula.
Prófase 2
Os centríolos se multiplicam e a carioteca, se presente, se desfaz.
Meiose 1
Separação das duas células haploides.
Telófase 1
Cada polo da célula apresenta um conjunto haploide completo de cromossomos, os quais estão duplicados. Os cromossomos começam a se descondensar e, em alguns casos, o envelope nuclear volta a se formar.
Anáfase 1
As fibras do fuso se encurtam, puxando os cromossomos para polos opostos da célula, sem separar as cromátides. Isso ocasiona a redução do número de cromossomos. Pode ocorrer da célula pular a Telófase I e seguir direto para a Prófase II.
Metáfase 1
Os cromossomos estarão presos cada um às fibras de um único polo, e estarão dispostos na região equatorial da célula.
Prófase 1
Ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos, e neste pareamento, é possível que partes das cromátides se quebrem e troquem pedaços, em um fenômeno que gera variabilidade genética, conhecido como crossing-over. Os centríolos migram para os polos da célula, e a carioteca vai se desfazendo ao fim da Prófase I.
Fase Mitótica
Citocinese
Divisão Citoplasmática.
Telófase
Os cromossomos começam a se desenrolar, os nucléolos reaparecem, a carioteca inicia sua reorganização e os centrossomos já estão em seu local definitivo nas células-filhas.
Anáfase
Na anáfase, as fibras do fuso mitótico, aderidas aos cromossomos, começam a se encurtar. Deste modo, as cromátides-irmãs são puxadas para os extremos da célula.
Metáfase
Os cromossomos permanecem na região equatorial da célula, já totalmente espiralizados e condensados. Os centrossomos já migraram totalmente aos pólos da célula. Ao fim da metáfase, os centrômeros já começaram a se duplicar.
Prófase
Os cromossomos se espiralizam e o nucléolo vai desaparecendo, e os centrossomos originam o fuso mitótico ao redor do núcleo, formado por microtúbulos.
Interfase
G2
Produção de mais moléculas que serão utilizadas na divisão celular, a célula ganha mais volume e duplica os centríolos.
S
Ocorre o processo de replicação do material genético.
G1
A célula produz proteínas, RNA, organelas citoplasmáticas e aumenta o seu volume. Aqui também inicia a duplicação dos centríolos.