Categories: All

by maria amanda 4 years ago

155

BIOTECNOLOGIA E A ENGENHARIA GENÉTICA

A biotecnologia tem avançado significativamente com o estudo e aplicação das células-tronco, que são células indiferenciadas capazes de se transformar em diferentes tipos de tecidos.

BIOTECNOLOGIA E A ENGENHARIA GENÉTICA

MARIA AMANDA AGUIAR DOS SANTOS. 3 ano "A"

BIOTECNOLOGIA E A ENGENHARIA GENÉTICA

The first division between continents was made by ancient Greek navigators, who named them 'landmass, terra firma'.

Generally classified by convention rather than any strict criteria, nowadays seven regions are regarded as continents from a geopolitical point of view.

CLONAGEM

origem
A primeira clonagem aconteceu em 1996, no Instituto Roslin, na Escócia, por um grupo de embriologistas liderado pelo doutor Ian Wilmut, os quais criaram o primeiro mamífero por meio da técnica chamada de “Clonagem Reprodutiva”, uma ovelha que ficou conhecida como “Dolly”, produzida através de uma célula somática de glândula mamária de um animal adulto.
tipos
Clonagem Terapêutica:

técnica utilizada para a reprodução de células-tronco, muito semelhante à clonagem reprodutiva, contudo, não é introduzida no útero.

Clonagem Reprodutiva:

processo de reprodução assexuada através de células somáticas, ou seja, qualquer célula do corpo, exceto os gametas sexuais (óvulo e espermatozoide).

Clonagem Induzida:

reprodução assexuada realizada artificialmente em laboratório através de duas células mãe, que produzirão seres idênticos, ou clones.

Clonagem Natural:

é o caso dos gêmeos univitelinos, seres idênticos que possuem o mesmo genoma.

O que é?
Clonagem é um processo artificial pautado na reprodução de cópias genéticas (organismos idênticos) de determinados seres vivos através de um filamento de DNA.

é realizada usando as células somáticas;

TRANSGÊNICOS

O QUE SAO?

CÉLULAS-TRONCO

Tipos
Células-tronco induzidas

MULTIPOTENTES

Apresentam alta capacidade de se transformarem em qualquer tipo de célula, gerando assim, células especializadas e de diferentes tecidos do corpo.

São aquelas produzidas em laboratório, as primeiras foram produzidas a partir de células da pele, em 2007. Após alguns teste, foi comprovado que estas células podiam se diferenciar nos três folhetos embrionários.

Células-tronco adultas

São encontradas em todas as partes do corpo humano, especialmente na medula óssea e sangue do cordão umbilical, sendo retiradas dos próprios pacientes para fins medicinais.

São células indiferenciadas que possuem a função de renovar e reparar os tecidos do corpo. Todavia, elas são menos versáteis do que as células-tronco embrionárias.

As células-tronco adultas apresentam maior dificuldade para se dividirem.

Células-tronco embrionárias

Classificações:

Células-troco pluripotentes :

Especializadas em gerar células dos três folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma). Assim, podendo se transformar em quase todos os tecidos do corpo, exceto placenta e anexos embrionários.

Células-tronco totipotentes :

Geram tecidos extraembrionários originando organismos completos, podendo se diferenciar em todos os tecidos do corpo humano. EX: o zigoto.

O que são?

São aquelas encontradas nos embriões, aproximadamente 5 dias depois à fecundação. Elas se formam no começo do desenvolvimento embrionário.

destacam-se pelo processo chamado de “diferenciação celular”, uma vez que apresentam alta capacidade de se transformarem em qualquer tipo de célula, gerando assim, células especializadas e de diferentes tecidos do corpo.

O QUE SÃO?
As células-tronco possuem a capacidade de se transformarem em qualquer célula do corpo, podendo assim replicarem-se várias vezes, diferentemente de outras células do organismo.

Essa capacidade de renovação que acontece por meio da divisão celular, pode ocorrer de maneira induzida nas células-tronco após períodos de inatividade.