Categories: All - dinheiro - justiça -

by THIAGO GODOY GODOY 15 years ago

259

LC10 - A “loucura” do profeta

O texto discute o impacto negativo do amor ao dinheiro, citando 1 Timóteo 6:10 que afirma ser a raiz de todos os males e que muitos se desviaram da fé por causa disso. A passagem adverte contra a confiança na riqueza, incentivando os ricos a serem generosos e a colocarem sua esperança em Deus.

LC10 - A “loucura” do profeta

A “loucura” do profeta

VERSO PARA MEMORIZAR:

“Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” (1 Timóteo 6:10, NVI).

5° - Estrela e cetro

prostituição com as mulheres moabitas
Dessa queda DEUS não os protegeu

PORÉM, de nós mesmos Ele não nos protege

dos inimigos externos, que vem de fora, e que nem podemos ver, DEUS nos livra

Balaão profetiza a vinda do Messias e Seu nascimento.
‘Uma Estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel’
Balaão abençoa Israel por 3 vezes

4º - “A morte dos justos”

Só a justiça de Jesus, atribuída pela fé, pode fazer isso.
“Viu-os amparados pelo Seu braço, ao entrarem no escuro vale da sombra da morte. E viu-os saírem de seus túmulos, coroados de glória, honra e imortalidade. Contemplou os resgatados se regozijando nas glórias imarcescíveis da Terra renovada. Olhando para esta cena, exclamou: ‘Quem contará o pó de Jacó, e o número da quarta parte de Israel?’ E, ao ver a coroa de glória em cada fronte, a alegria irradiando de cada semblante, e olhando para aquela vida intérmina de pura felicidade, proferiu a solene oração: ‘A minha alma morra a morte do justo, e seja o meu fim como o seu’” (Nm 23:10; Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 447).
Balaque leva Balaão “aos altos de Baal”

3º - Confronto sobrenatural

Deus não desiste do ser humano
LoucuraBalaão conversa com a jumenta
Porque zombaste de mim; tivera eu uma espada na mão e, agora, te mataria.
Cegueira espiritual

2º - Balaão

As aparências enganam
agora, pois, rogo-vos que também aqui fiqueis esta noite, para que eu saiba o que mais o SENHOR me dirá.
Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia traspassar o mandado do SENHOR, meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande;
Deus já havia dito não uma vez
Dando chances ao pecado
Números 22:7-21

Então, foram-se os anciãos dos moabitas e os anciãos dos midianitas, levando consigo o preço dos encantamentos; e chegaram a Balaão e lhe referiram as palavras de Balaque. Balaão lhes disse: Ficai aqui esta noite, e vos trarei a resposta, como o SENHOR me falar; então, os príncipes dos moabitas ficaram com Balaão. Veio Deus a Balaão e disse: Quem são estes homens contigo? Respondeu Balaão a Deus: Balaque, rei dos moabitas, filho de Zipor, os enviou para que me dissessem: Eis que o povo que saiu do Egito cobre a face da terra; vem, agora, amaldiçoa-mo; talvez eu possa combatê-lo e lançá-lo fora. Então, disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás o povo; porque é povo abençoado. Levantou-se Balaão pela manhã e disse aos príncipes de Balaque: Tornai à vossa terra, porque o SENHOR recusa deixar-me ir convosco. Tendo-se levantado os príncipes dos moabitas, foram a Balaque e disseram: Balaão recusou vir conosco. De novo, enviou Balaque príncipes, em maior número e mais honrados do que os primeiros, os quais chegaram a Balaão e lhe disseram: Assim diz Balaque, filho de Zipor: Peço-te não te demores em vir a mim, porque grandemente te honrarei e farei tudo o que me disseres; vem, pois, rogo-te, amaldiçoa-me este povo. Respondeu Balaão aos oficiais de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia traspassar o mandado do SENHOR, meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande; agora, pois, rogo-vos que também aqui fiqueis esta noite, para que eu saiba o que mais o SENHOR me dirá. Veio, pois, o SENHOR a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens vieram chamar-te, levanta-te, vai com eles; todavia, farás somente o que eu te disser. Então, Balaão levantou-se pela manhã, albardou a sua jumenta e partiu com os príncipes de Moabe.

ele se abriu para a tentação

1º - Um rei temeroso e iludido

De que Balaque deveria realmente ter medo?
Génesis 48:21Deuteronômio 20:4

Depois, disse Israel a José: Eis que eu morro, mas Deus será convosco e vos fará voltar à terra de vossos pais. (Gên. 48:21)

pois o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar. (Deut. 20:4)

Por que o rei tinha tanto medo dos israelitas?
Números 22:1-6

Tendo partido os filhos de Israel, acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão, na altura de Jericó. Viu, pois, Balaque, filho de Zipor, tudo o que Israel fizera aos amorreus; Moabe teve grande medo deste povo, porque era muito; e andava angustiado por causa dos filhos de Israel; pelo que Moabe disse aos anciãos dos midianitas: Agora, lamberá esta multidão tudo quando houver ao redor de nós, como o boi lambe a erva do campo. Balaque, filho de Zipor, naquele tempo, era rei dos moabitas. Enviou ele mensageiros a Balaão, filho de Beor, a Petor, que está junto ao rio Eufrates, na terra dos filhos do seu povo, a chamá-lo, dizendo: Eis que um povo saiu do Egito, cobre a face da terra e está morando defronte de mim. Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois é mais poderoso do que eu; para ver se o poderei ferir e lançar fora da terra, porque sei que a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado.

MOTIVOS
cananeus
amorreus
Multidão nas campinas de Moabe

Sábado

O AMOR AO DINHEIRO
1 TimóteoCapítulo 617 Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;18 que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;19 que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.
“Bem, se Deus pôde falar através da jumenta de Balaão, certamente Ele pode falar através de fulano”