A escola de aprendizado oferece uma perspectiva distinta sobre a formação de estratégias, enfatizando a descrição dos processos reais dentro das organizações, em vez de prescrever ações específicas.
Importante foi de Nanoka e Teguchi no livro The Knooulidge creation company deu um impulso importante em sua forma tácitas e explicitas.
Premissas
A natureza, liderança, aprendizado, papel da liderança e estratégia.
Origem
Iniciou com a publicação do artigo charles lindblom (1959)
Crítica à escola de aprendizado.
Tem se como ponto essenciais Ex: Sem estratégia, estratégia perdida, estratégia errada e cuidados com a aprendizagem.
Da aprendizagem organizacional à organização que aprende.
A organização que aprende. E expresso nos seguintes princípios: Aprender com o fracasso, reexame continuo, aprendizagem em primeira mão, manter o conhecimento em movimento e busca externa de conhecimento.
Aprendizado como criação de conhecimento. Em relação a isso foi criado um livro que os autores chamam de quatro modos de conversão de conhecimento, socialização, exteriorização, combinação e interiorização.
Novas direçoẽs para uma escola de aprendizagem.
Tensão e alavancagem
Concentrar, acumular, complementar, conservar e recuperar. São alguns exemplos de como alavancar uma base limitada de recursos.
Intenção estratégia
Prevê uma posição desejada de liderança e estabelece o critério que a organização ira usar para mapear seu progresso.
Competência central
Nesta ideia os autores usam a imagem de uma árvore de competência, entretanto o tronco e os principais galhos são os produtos centrais, os ramos menores são a unidade de negocio, as folhas, as flores e os frutos são os produtos finais com isso destacam se os principais fatores relevantes.
Crítica
O truque não e mudar o tempo todo, mas saber o que mudar, e quando mudar.
A evolução dessa escola ver a organização consistida de vários subsistemas sendo o processo do desenvolvimento estratégio.
Contribuição e contexto da escola de aprendizagem.
Traz uma realidade para o estudo da formação de estratégia que estava ausente nas outras escolas. Baseada em grande parte em pesquisa descritivas, informa menos o que as organizações deveriam fazer e mais o que elas realmente fazem quando são confrontadas com condições complexas e dinâmica.
Emêrgencia de um modelo de aprendizagem
Estratégia deliberada
Focaliza o controle certificando se de que as intenções gerenciais são realizada em ação.
Estratégia emergente
Focaliza o aprendizado, compreensão por meio da execução de ações regidas pela intenções.
Formação versus Formulação
Exemplos: Pessoas informadas em qualquer parte da organização contribuem para o processo de estratégia.
Conceito: Para a escola de aprendizado é um fato de ela se basear na descrição em vez de na prescrição e seus componentes continuam fazendo perguntas simples e importantes