Ciência moderna
- Leis científicas são obtidas através de métodos experimentais.
- Tem a capacidade de não se limitar a conhecimento imposto pela mesma e não considerar nada como verdade absoluta nem restringir a forma de obtenção de conhecimento.
Ciência
- O estudo e a busca de leis universais da natureza.
Ciência clássica
- Conhecimento aristotélico , senso comum , baseado em características qualitativas.
Descartes
- Criou teorias filosóficas sobre o estado psicofísico como uma dualidade, mais tarde este modelo seria usado no fisicalismo e provar que a mente é algo físico.
Newton
- Através de estudos metodológicos , criou um modelo mecânico que mais tarde iria ser definido como lei científica.
Leis da sociedade
- Evidências da plasticidade da natureza humana consoante o ambiente social.
- Padrões que transcendem a consciência individual e são aplicáveis totalitariamente.
Relação Interdisciplinar
- A definição exata de uma ciência social é muito dificil de se obter, por isso as ciências consideradas sociais complementam-se por serem vagas.
Grupo 14
grupo 14:
Catarina Ramos nº60169
João Falcão nº60701
Rui Pinto nº60414
Sofia Guerreiro nº60199
Sandro Couto nº60360
As Ciências sociais
As ciências socias são uma criação histórica recente de uma civilização sendo a evolução marcado por:
- Evolução teórica;
- Dinamismo de outras ciências e formas de saber;
- Caraterísticas desiguais de diferentes contextos institucionais e social
- Cada ciencia social tem uma visão/ prespectiva da realidade por conseguinte possui um objecto de estudo,teorias problemáticas métodos próprios.
Diferenciação das ciências sociais
- Problemática-Todas as ciências têm mudado várias vezes de problemática, algumas destas mudanças tendo sido radicais (ex. geografia).
- Evolução-Qualquer ciência em cada uma das fases de evolução tem produzido vários paradigmas, passando assim as ciências sociais por várias controvérsias teórico-metodológicas.
- Paradigmas-Os paradigmas mais fortes que discutem no interior de cada ciência social são, de facto, transdisciplinares, isto é, atravessam várias ciências.
- Cruzamentos-Os paradigmas não se têm revelado completamente incomunicáveis.
- Tem sido possível cruzar certas áreas, devido à ciência ter capacidade para reelaborar e transformar as referencias culturais e ideológicas, e avaliar os limites do conhecimento por elas impostos.
Metodologia
Cada perspetiva de uma forma especifica:
- Elabora o seu próprio conjunto articulado de questões e define o seu objeto cientifico;
- Determina em certo numero número de problemas de investigação centrais no contexto dessa problemática;
- Constrói conjuntos de princípios, teorias, estratégias metódicas e resultados cruciais que servem de modelo ou quadro orientador ás pesquisas produzidas na sua área- os paradigmas.
Atualidade das ciências sociais
As ciências sociais são atualmente:
- Intelectuais;
- Institucionais;
- E sociais
Sendo que o processo varia de pais para pais pois depende bastante das caraterísticas de cada Estado. Sendo que existe um modelo que têm dominado internacionalmente tento 3 vertentes de desenvolvimento:
- Estudos sobre as condutas humanas;
- Estudos cientificamente orientados a centrem-se sobre ralações sociais;
- Institucionalização em aparelhos de produção especializada e á sua integração no sistema de ensino, condições de uma reprodução alargada e controlada de conhecimentos.
Psicologia
A psicologioa é uma disciplina de fronteira que tem uma prespectiva muito vasta, que apela a variáveis herditárias /biológicas , genéticas) e do meio envolvente.
Os psicólogos trouxeram duas grandes contribuições:
- Evidenciam a interação entre biológicos e culturais;
- Elucidam as Funções Psicológicas.
Semiologia
- É a ciência geral dos signos;
- É o estudo dos sistemas de signos linguísticos e não linguísticos.
- Pretende averiguar as circunstâncias reais da comunicação.
His´toria e antropologia
- A história é a variação social segundo o tempo e a antropologia é a diversidade intercultural;
- Os historiadores estudam as sociedades do passado e os antropólogos estudam as pequenas sociedades tradicionais.
- A civilização foi criada pela história, está sempre em continuidade, e esta é necessária para a compreensão das ciências sociais.
Economia
- Foi a primeira ciência social a surguir, a definir um objecto próprio de estudo, a desenvolver modelos teóricos e complexas formalizações lógicas co-matemáticas;
- Foi dominada por um paradigma individualista o que a impediu de se assumir como ciência social sendo que a situação só foi alterada pela viragem keynesiana para macroeconomia e pela integração universitária do marxismo.
- Foi bastante perceptivel a noção de que o homem está sujeito á transformação prática da natureza e á constante de disponiblidade de recursos materiais (escassez ou abundância).
- A economia como ciência social sofreu de alterações com o surgimento de modelos políticos (Capitalismo por exemplo).
Geografia
- É um velho saber;
- É uma disciplina académica recente (fins do século passado e início do atual);
- É uma novíssima ciência social (anos 50);
- Necessitou de ir buscar modelos para aprofundamento da disciplina, não às ciências naturais mas às ciências sociais, nomeadamente a economia.
século XIX
- Vários autores evidenciam "a autonomia e a profundidade do social"- expressão de Paul Claval
Modelo global de racionalidade cientiífica
- Sendo um modelo global é consequentemente totalitário, são criados limites metodológicos para considerar e definir algo como uma ciência.
- Cria um novo paradigma científico.
Epistomologia
- Separa o conhecimento medieval e aristotélico do novo modelo cientifico.
- Destaca-se do estudo da natureza na experiência imediata e incentiva métodos científicos contraditórios ao senso comum.
Matemática
- A matemática tornou-se numa das ciências mais utilizadas e essenciais para este novo modelo científico.
Leis da natureza
- Leis criadas criadas através de uma observação de factos lógicos com repetibilidade suficiente para ser criado um padrão.
Adam Ferguson
Estabeleceu princípios que se tornariam centrais:
- A sua influência para a ciência social foi dada ao facto de Ferguson ter uma metodologia aplicada socialmente bastante afetiva pelo facto de analisar a população de um modo quantitativo com testemunhos empíricos.
- Ele conclui através de uma metodologia de grupo que o comportamento está de facto influenciado por ambientes sociais, e que a consciência indivídual não era completamente restrita a um indivíduo mas também teria várias reflexões da sociedade.
Montesquieu
- Analisou fatores sociais e políticos da época e evidenciou a relação entre os sistemas e regimes políticos de uma dada civilização a fatores de comportamento social, esta análise levou a mais tarde ser possível a criação de leis científicas através de modelos sociais totais a que chamamos leis da sociedade.
Sociologia
- A sociologia surge num ambiente de mudança, caótico, de industrialização, revolução e evolução.
- A análise sociológica investiga os variados modos como as ações dos homens são condicionadas por relações estabelecidas ao nível dos grupos e organizações em que se inserem e cujas características elas próprias produzem e reproduzem;
- São problemas centrais para a sociologia os dos fundamentos da ação, dos processos de socialização e sociabilidade, da estratificação, dos movimentos de integração, conflito e mudança;
- A sociologia foi levada a adotar uma postura globalizante e a privilegiar a análise das sociedades industriais;
- As análises sociológicas investigam os variados modos como as ações dos homens são condicionados por relações estabelecidas ao nível dos grupos e organizações em que se inserem.
Marx
- Transformou a História e a Economia ao insistir que o importante é analisar as relações sociais entre os homens a todos os níveis de ação, económico , político e elaborou o conceito de prática e de classe.
Max weber
- Alargou a perspetiva sociológica e reflete sobre a intercessão entre essa perspetiva e as das história e da economia.
Durkhein
- Reforça o princípio da exterioridade e constrangimentos dos factos sociais e cria as primeiras regras metodológicas sistemáticas.
Sociedade
- Era inevitável a criação do conceito "sociedade", pois o homem é um ser social que constrói relações. Desde muito cedo foi desenvolvida a necessidade de se criar instituições e a partir daí inovações para a diversidade