Categorieën: Alle - imagens - realidade - filosofia

door Milena Gomes 4 jaren geleden

271

Platão

Platão, um dos principais filósofos da antiguidade, iniciou sua obra em 428 A.C. por meio de diálogos que aprofundavam e expandiam o pensamento filosófico. Ele é reconhecido por ter sido o primeiro a usar o termo "

Platão

Platão

Socrátes 469 A.C: Refuta todos aqueles que pretendem possuir algum saber, como politicos, artistas e poetas.

Realiza a prática de desenvolvimento lógico de quem responde defende uma tese, e denuncia os falsos saberes que esta ou aquela alma haviam admitido.

Seus inícios se constroem pela narração em 428 A.C, sob forma de diálogos, e cada dialogo o pensamento se aprofundava e deixava florar um novo pensamento, então foi o primeiro a chama de '' Filosofia''.

Defesa a uma doutrina filosófica caracterizada por uma dupla subversão.
Segunda: O Homem não se reduz a seu corpo e a sua verdadeira identidade é semelhante com a que designamos o termo ''alma''. Este último dá conta não só do homem mas também do universo, movimento material e imaterial.
Primeira: Coisas percebidas pelos sentidos no meio das quais vivemos, são somente imagens, modelos das coisas sensives que constroem a realidade verdadeira.

A partir destas duas ideias, propõe a hispotese da existência de realidades inteligíveis e ao mesmo tempo distintas. Ela explica este mundo, onde tudo não para de mudar, apresenta permanência, estabilidade e o modo que o homem possa conhece-lo, falar dele e agir nele.

As coisas sensíveis devem ser semelhantes as coisas inteligíveis, mas a noção de semelhança tem dupla face pois ela implica ao mesmo tempo a conformidade e disparidade.

Platão distingue portanto não mais dois, mas três gêneros além das formas inteligíveis e sensíveis , ele evoca a existência do ''khorá'' em que se encontram as coisas mais sensíveis e a partir de qual elas são constituídas.

Alma como fonte e principio do movimento de tudo que se move, é invisível pois se encontra num nível intermediário do sensível e inteligível, pois o invisível e o imaterial andam juntos.

Alma é aquilo que o homem possui como próprio, é por sua alma que traz o efeito da imortalidade.

Alma não se reduz a um processo ou atividade é uma entidade autônoma que como hospede provisório tem uma personalidade e historia, para Platão a alma é o que há de mais precioso num homem.

Corpo

Platão se conforma com a opinião de Empédocles e considera como um dado estabelecido o corpo do universo foi fabricado exclusivamente a partir de quatro elementos ar,fogo,terra e água.

Constuição Ética & Moral

Moral: Sistema de comportamentos admitidos e incentivados em uma sociedade

O ser humano deve guardar justa proporção entre seu corpo e alma: este é o objetivo da educação.

Ética: Avaliação racional da moral

República

As duas outras especies são imortais sob certas condições, trata-se por um lado o entusiasmo: permite o ser vivo de se defender e por outro lado o apetite lhe permite assegurar a sua manutenção de vida e sua reprodução.

A partir da republica distingue na alma três espécies : A primeira imortal em si.

Politica

Nesta linha pode-se dizer que a Politica é a pratica de cuja ciência a teoria se faz.

Platão impõe regras a dois fundamentos da educação> o exercício físico e a cultura.

Lei: distribuição de intelecto

Surgimento das Leis

Na cosmologia a politica e ética se unem.

Platão quer eliminar conflitos na cidade , a causa do mal é o desejo de ter cada vez mais. Isto leva aumento de território,conduz cada cidadão a querer aumentar seu domínio e se apoderando dos outros e surge a guerra civil.

A partir deste ponto conhece a interioridade, a entidade quase corporal é a alma que se encontra no interior do corpo conforme duas modalidades: como seu motor ou como seu hospede provisório.

Distinção de duas faculdades

Inteligíveis: Faz o papel da causa.

Sensível: Faz o papel de efeito

Tópico principal