Uma narrativa literária curta, o conto destaca-se por apresentar uma história com começo, meio e fim de forma concisa. Sua estrutura básica inclui a introdução, onde se ambienta espaço, tempo, personagens e enredo; o desenvolvimento, que desdobra os acontecimentos relacionados ao problema ou situação inicial; o clímax, momento de maior tensão; e o desfecho, onde se resolve o enredo.
O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta, tendo começo, meio e fim da história narrados de maneira breve, porém o suficiente para contar a história completa.
Estrutura do conto
Desfecho: encerramento da narrativa, em que se apresenta uma solução para o enredo.
Clímax: quando acontece o momento de maior tensão da história.
Desenvolvimento: aqui se desenrolam os acontecimentos da história, relacionados com o problema ou a situação apresentados na introdução.
Introdução: nesse momento inicial, há uma breve ambientação do espaço, tempo, personagens e enredo.
Texto Narrativo
Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço.
Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos.
Elementos da Narrativa
Espaço - local (s) onde a narrativa se desenvolve. Podem ocorrer num ambiente físico, ambiente psicológico ou ambiente social.
Tempo - está relacionado com a marcação do tempo dentro da narrativa. O tempo pode ser cronológico ou psicológico.
Personagens - são aqueles que compõem a narrativa sendo classificados em: personagens principais (protagonista e antagonista) e personagens secundários (adjuvante ou coadjuvante).
Enredo - trata-se da estrutura da narrativa, ou seja, a trama em que se desenrolam as ações. .
Narrador - é aquele que narra a história. Dividem-se em: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente.