Kategorier: Alle - competitividade - coesão - hierarquia

av Joana Filipa Saúde Batista 4 dager siden

26

A rede urbana

O território nacional reflete dinâmicas de litoralização, bipolarização e despovoamento do interior. As cidades de média dimensão, com menos de 100 mil habitantes, desempenham um papel crucial na competitividade e coesão territorial.

A rede urbana

A rede urbana

Como se classifica a rede urbana

Pode classificar se com aspetos demográficos e funcionais, extensão e intensidade da sua área de influencia e o seu grau de internacionalização
Monocêntricas ou macrocéfalas- Pais dominado por uma grande metrópole, que monopoliza a vida económica, cultural e social.

Bipolares- País dominado por duas grandes metrópoles, que ocupam o topo da hierarquia e repartem entre si as funções de nível superior.

Multipolares- País dominado por várias metrópoles no topo da hierarquia, que repartem entre si funçoes superiores.

Policêntricas- O país apresenta em torno das capitais regionais e a uma distancia relativamente regular cidades de diferentes níveis hierárquicos, originando uma rede relativamente densa.

Economias e deseconomias de aglomeração

A desconcentração urbana tendeu a prevalecer nas cidades grandes e medias do litoral. A concentração urbana caracterizou as cidades medias do interior.
No entanto estas economias levam a deseconomias de aglomeração que traduz a deslocação das empresas para outros locais, as quais apresentam as seguintes vantagens:

-Redução dos movimentos pendulares; -Fixação de mão de obra autóctone; -Redução dos impactes negativos da poluição etc.

-Facilitar o intercambio de atividades, reduzindo os custos de transporte; -Contribuir para o aumento da diversificação das funções económicas nas cidades; -beneficiar de mão de obra diversificada e abundante etc.
A progressiva concentração das atividades econômicas levou ao aumento da população das cidades e a formação das chamadas economias de aglomeração(associadas aos benefícios económicos resultantes da concentração de população), que apresentam vantagens, tais como:

Áreas de influência

A área de influencia de um lugar central de nivel inferior está contida na área de influencia de um lugar central de nivel imediatamente superior e assim sucessivamente.
Nível 1- Lugar de menor nível hierárquico

Nível 2- Lugar de nível hierárquico intermédio

Nível 3- Lugar de maior nível hierárquico

Hierarquização da rede urbana

A hierarquização da rede urbana implica a hierarquização dos lugares e da diversidade e influencia das funções dos aglomerados urbanos, assim considera:
Classifica se ainda como: completa existe a relação entre a dimensão geográfica das cidades, a sua especialização funcional e a capacidade de interação entre elas; incompleta quando lhe falta superiores, médias ou inferiores.

A rede urbana hierarquizada apresenta:

Um número ainda maior de cidades de nível inferior(de pequena dimensão)

Um maior número de cidades de nível intermédio (de média dimensão)

Um pequeno número de cidades de nível inferior (de grande dimensão)

relação de dependência ou complementaridade entre as cidades e entre estas e as áreas rurais limítrofes

Atributos da rede urbana nacional

O nosso território traduz as dinâmicas de litoralização, bipolarização e despovoamento do interior
As cidades de média dimensão, com menos de 100 mil habitantes dominam o território sendo importantes para a competitividade e para a coesão territorial.