av Helena Morganheiro 6 år siden
588
Mer som dette
A comunicação Unidirecional, é aquela em que uma pessoa, por exemplo o professor comunica, diz o que pretende e uma ou várias pessoas podem visualizar mas, não conseguem dar o seu feedback, não conseguem colocar dúvidas ou questões.
Tratasse de uma comunicação num só sentido
O termo Web 3.0 foi criado pelo jornalista John Markoff, do New York Times, baseado na evolução do termo Web 2.0 criado por O’Really em 2004. Outras denominações desse mesmo momento são “Web Semântica” ou “Web Inteligente”.
A Web 3.0 é o nosso futuro. Uma internet onde teremos toda informação de forma organizada para que não somente os humanos possam entender, mas principalmente as máquinas, assim elas podem nos ajudar respondendo pesquisas e perguntas com uma solução concreta, personalizada e ideal.
Tratasse de uma internet cada vez mais próxima da inteligência artificial. É um uso ainda mais inteligente do conhecimento e conteúdo já disponibilizado online, com sites e aplicações mais inteligentes, experiência personalizada e publicidade baseada nas pesquisas e no comportamento de cada individuo.
Alguns dizem que a Web 3.0 é uma internet móvel, focada em telemóveis e smartphones, porém esse é um pensamento não é o correto.
A Web 3.0 é muito mais ampla do que o conceito mobile, nesse cenário as pessoas estão e estarão conectadas 24 horas por dia nos 7 dias da semana, por meio dos celulares, smartphones, SmartTV’s, iPod’s, tablets, carros, videogames que são verdadeiras centrais de diversão, e projetos como iWatch e Google Glass, que estão mais próximos de nossa realidade do que imaginamos
É em 2004 que surge o conceito da Web 2.0 por intermédio da empresa norte-americana O´Reilly Media. Esta Web ficou também conhecida como Web participativa ou “Web Plataforma”.Esta definição, consiste na interacção do internauta com serviços como os wikis (exemplo: Wikipédia) e aplicações baseadas em redes sociais, que permitiam ao internauta uma postura ativa, envolvendo assim as pessoas nesta nova forma de comunicação e assim contribuir com conteúdos. A comunidade de internautas desenvolve um papel fundamental na contribuição que dá para estes sites. Exemplos desta interacção são sites como o Youtube, Facebook, Twitter, Linkdinn, entre outras redes sociais, onde a comunidade de internautas desenvolve um papel fundamental na contribuição que dá para estes sites, passando a ser uma voz ativa.Neste momento a navegação na net está tão enraizada e facilitada, que não necessitamos de um computador para lhe acedermos. Qualquer telemóvel já nos permite estes acessos e uso, de aplicativos já se encontra tão enraizado no nosso dia-a-dia que já não nos parece possível a nossa vivência e até convivência sem a sua utilização.
Wiki é um web site que regra geral, permite sua alteração por qualquer pessoa que tenha um navegador de internet e possa aceder à página wiki.
Uma página wiki utiliza um código fácil de editar que permite que se utilize textos, links e imagens sem a necessidade de aprendizagem de códigos de programação como HTML.
O nome Wiki foi dado por Ward Cunningham
- criador da primeira página wiki- que baseou-se no termo havaiano wiki-wiki, que significa rápido.
Existem diversos sistemas Wikis disponíveis, pagos ou gratuitos, para as mais diversas necessidades.
Uma página wiki contém diversos recursos úteis para auxiliar na edição, uma delas é a tecnologia CVS – (Concurrent Version System), possibilita que todas as versões da página fiquem gravadas no seu histórico, fazendo com que qualquer modificação seja facilmente revertida.
Vantagens da página Wiki:
· Qualquer um pode editar;
· Fácil utilização e aprendizagem;
· Permite a colaboração de pessoas de diferentes latitudes em diferentes horários sobre um mesmo documento;
· Fácil reversão de erros;
· Permite a fácil navegação entre páginas de conteúdo, com acesso por ligações no próprio texto (geralmente destacadas em azul).
· Segue um link slideshare, recheado de bons argumentos sobre adotar wiki, com muitas referências e exemplos
Desvantagens da página Wiki:
· Informações confidenciais e restrições de acesso à configuração no sistema;
· Difícil entendimento de estrutura de conteúdo para iniciantes.
· Alguns utilizadores podem publicar informações incorretas..
· Necessita de acesso à Internet para colaboração. No entanto, as tecnologias que permitem a impressão de artigos têm vindo a melhorar rapidamente.
Quem são os utilizadores das Wikis, os mais famosos de wikis são os projetos da Wikimedia Foundation
:
· Commons
Além destes, existem diversos outros projetos como:
- Enciclopédia médica.
- site de poesias em português.
- site de desenvolvimento de conteúdo didático em formato wiki em inglês.
- site de conteúdo relacionado a viagens.
Uma busca simples em um sistema de busca (como Google, Yahoo!, Bing, entre outros) pelos termos Wiki e Pàgina Wiki, podem mostrar toda a extensão, poder e variedade de uso de ferramentas wikis.
Webgrafia:
https://pt.wikiversity.org/wiki/Ajuda:O_que_é_uma_Wiki%3F
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wik
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:O_que_é_uma_wik
O blog, ou weblog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. São serviços que oferecem ferramentas para possibilitar aos internautas comuns publicarem os seus próprios textos na internet.
A pessoa que administra o blog é chamada de blogger, é "uma palavra criada pela Pyra Labs e é um serviço que oferece ferramentas para indivíduos publicarem textos na Internet", segundo a definição da wikipédia, sem que haja a necessidade de ter domínio técnico, de programação ou software.
Uma das características dos blogs é que, em geral, eles têm um aspeto muito parecido, isto é, o usuário é limitado no que diz respeito a alterações visuais.
Outra característica dos blogs é a frequência de atualização. Alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia.
Cada atualização ou publicação no blog é chamada de post.
Quando surgiram os blogs tinham caráter puramente recreativo, eram usados como "diários virtuais", on-line, onde as pessoas, especialmente adolescentes e jovens, expunham suas ideias, narravam o que acontecia em suas vidas. Com o tempo os blogs foram -se tornando um espaço de disseminação de ideias e informações mais consistentes, pessoas conhecidas e empresas passaram a utilizá-los também, tornando-se no "endereço virtual" e perdeu o status inicial de "diário", tornando-se, além de tudo, fonte de obtenção de informações, ferramenta de trabalho e auxílio de diversos profissionais, especialmente jornalistas, repórteres e professores.
Além de publicar conteúdo pessoal, profissional, informativo e educativo, os blogs passaram também a ser uma ferramenta de divulgação artística, possibilitando a publicação de material desenvolvido por artistas independentes como poetas, desenhistas, escritores e fotógrafos, antes impossibilitados de mostrar seu trabalho.
A popularização desta ferramenta foi de tal ordem que até as empresas passaram a utilizá-la como ferramenta de comunicação. A maioria das empresas, mesmo aquelas que não atuam diretamente na internet já mantém blogs para se comunicar com funcionários e clientes.
Pessoas comuns ou famosas, empresas pequenas, médias ou grandes, todos compartilham da blogosfera, o mundo dos blogs.
Nesse espaço, alguns bloggers, destacam-se evidenciando-se e tornam-se famosos, ganham dinheiro ou simplesmente exteriorizam suas ideias a quem quiser conhecê-las.
A característica mais marcante da blogosfera é interação entre os diversos espaços. Em cada blog existe uma lista com link (ligação) para outros blogs "indicados" pelo autor ou pelo próprio blogger, tendo como objetivo mostrar os blogs mais visitados ou os mais recentemente atualizados.
Alguns dos serviços de blogs mais conhecidos da atualidade é o Blogger do Google (http://www.blogger.com/home) e o Windows Live Spaces da Microsoft (http://spaces.live.com), que é vinculado ao Messenge, o mais utilizado no mundo, o MSN. Existe também o WordPress um script blog desenvolvido em PHP (linguagem de programação), mas é mais técnico.
O podcast ( termo Podcast é uma junção das palavras iPod e broadcast (transmissão via rádio), e surgiu em 2004. Os créditos do conceito deste termo são atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts e disponibilizou o código na Internet para que outros programadores pudessem aperfeiçoar e utilizar.
É uma forma de transmissão de informações e arquivos multimédia, na Internet criados pelos próprios usuários
Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos, como política ou o capítulo da novela. Podemos pensar no podcast como um blog, só que ao invés de escrever, as pessoas falam.
A origem dos podcast é muito recente e ainda está em processo de crescimento e desenvolvimento.
O podcast é como um programa de rádio (conteúdo áudio transmitido via RSS), com a diferença e vantagem primordial de podermos ouvir o que quisermos, quando quisermos, bastando para isso, aceder e clicar em play.
Os agregadores mais conhecidos são: iTunes ou Ziepod para PCs, BeyondPod ou PodStore para Android, Wecast ou o nativo Podcasts para iOS e mais uma infinidade de aplicativos para todas as plataformas.
Os temas são os mais abrangentes possíveis. Cinema, TV, Literatura, Ciências, Profissionais, Política, Notícias, Games, Culturais, Religiosos, Educacionais, Humorísticos, Musicais, desportivos, etc
A comunicação multidirecional é uma comunicação feita com várias pessoas, em várias direções, em rede, em que qualquer um dos intervenientes pode comunicar, intervir.
Para além de visualizarem as comunicações existentes, todos são capazes de comunicar com todos.