A engenharia química oferece diversas áreas de atuação, cada uma com funções e requisitos específicos. Na área de Pesquisa e Desenvolvimento, as atividades são realizadas em laboratórios ou plantas piloto, envolvem experiências internas ou para clientes e requerem habilidades em pesquisa e interação com outras áreas.
Pode representar a empresa, politicamente junto a órgãos governamentais, a fim de obter licenças e autorizações para produtos ou instalação de unidades, como relação de exportação e importação.
Área de Higiene Industrial/Segurança/Meio Ambiente
Atuar junto a projetos na solução e cálculo para equipamentos de proteção ao meio ambiente.
Estabelecimento de processos, a fim de evitar a contaminação ambiental por uma unidade ou ações a serem tomadas em caso de contaminações.
Desenvolvimento de normas e políticas de Higiene Industrial na unidade protetora, implantação de programas para a segurança de colaboradores, seguindo a legislação específica e políticas da empresa.
Área de Processos
Sugere e verifica ensaios e testes nas áreas de produção.
Uso de programas computacionais, para simulação e cálculo de equipamentos.
Desenvolvimento de atividades em parceria ao Eng. de Produção, contribuindo para a melhoria e para a otimização dos processos de produção.
Área de Projetos
Comumente trabalha em escritórios, mantendo uma linha direta com fornecedores de materiais, área de produção, a segurança, com os processos químicos que foram feitos, a higiene e o mais importante com o meio ambiente, cuidando para não afetá-lo.
Detalha materiais a serem usados nos processos.
Fazendo cálculos de equipamentos para projetos de implantação de plantas na indústria, inteira, ou somente parte dela.
Área da docência
As atividades desenvolvidas estão relacionadas ao ensino de nível superior e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Comumente este profissional ministra cursos de pós-graduação(mestrado/doutorado) no país de origem ou no exterior.
Área Comercial
Na logística, envolvido com o armazenamento, transporte do produto de acordo com as normas segurança e meio ambiente.
No marketing, com a análise de mercado dos produtos e estratégias para a comercialização dos produtos.
Atuação na área de vendas, como vendedor técnico de produto e serviços.
Área de Pesquisa e Desenvolvimento
Requer habilidades para trabalhar em laboratórios, fazer pesquisas bibliográficas, relacionar-se em grupo, interagir com marketing, projetos e produções.
As práticas são desenvolvidas em laboratórios ou plantas piloto, fazendo experiências com finalidade interna da empresa, ou atendendo a pedidos de clientes externos relacionados à aplicação do produto.
Área de Produção
Possui uma maior comunicação com outras áreas, como os processos, a logística, o comercial, os projetos, treinamentos, e com os outros profissionais, como o Eng. Mecânicos e Eletricistas, ocasionado pelas atividades de manutenção da unidade industrial.
Responsável por gerir sua equipe na indústria, de forma a receber a(s) matéria prima(s) e conduzi-las aos processos químicos, seguindo todas as normas de segurança, higiene, meio ambiente e qualidade, transformando-as no produto final;
E esse trabalho na unidade industrial requer liderança e capacidade de realizar o trabalho em equipe.
Os campos de atuação do engenheiro químico são bem extensos;
ligados as indústrias de Celulose e Papel, Borrachas e Plásticos, Petróleo e Petroquímica, Cerâmica, Medicamentos, Resinas, Tratamento de efluentes, Tintas, Corantes e Cosméticos, Biotecnologia, Indústria Alimentícia e Sucroalcooleira.
Atuando, em todo o meio técnico-científico, em todos os setores da indústria, trabalhando com o processo industrial em todos os níveis e na pesquisa.