Kategorier: Alle - leis - código - ética - propaganda

av Danielle Marques Cordeiro 9 måneder siden

97

CONAR

O CONAR é uma organização brasileira sem fins lucrativos que regula a publicidade através de códigos de conduta e princípios éticos. Surgiu no final dos anos 70 em resposta a uma ameaça de censura prévia pelo governo federal, com a proposta de autorregulamentação.

CONAR

CONAR

Decisões do CONAR:

Catuaba e Kondizilla- Música: "Vai embrazando"- MC Zaac feat MC Vigary. ABRIL/2020
https://youtu.be/Nk7S7D0CQOYsi=IaFt1IiC2tDmyF5U
Coca-Cola- Comercial: "Essa é a real". NOVEMBRO/2003
https://youtu.be/j1nb_1MxClEsi=XYkDzQsteSYQcTSW

Quem faz parte:

Conselho superior: ABA, ABAP, ABERT, ANER, ANJ,CENTRAL DE OUTDOOR, IAB, MEMBRO NATO
Mauro Salles e Caio Domingues, reconhecidos como principais redatores do Código
secundados por Petrônio Correa, Luiz Fernando Furquim de Campos e Dionísio Poli, representando respectivamente as agências

Como atua:

O Conar atende a denúncias de consumidores, autoridades, dos seus associados ou ainda formuladas pela própria diretoria. Feita a denúncia, o Conselho de Ética do Conar onde eles julgam e deliberam no que se relaciona à obediência e cumprimento do disposto no Código, afim de garantir que os anúncios publicitários estejam sendo coerentes, respeitem a legislação e que não sejam abusivos com o consumidor.

Leis:

Direitos Humanos:
Decreto-Lei 678/1992, Artigos 11 e 13.
Ibama:
Lei Federal nº 5.197/67.
Código de Defesa do Consumidor:
Lei n° 8.078/90: Arts. 6°, 10, 30, 31, 33, 35, 36, 37, 38, 60, 63, 67, 68.

Sua história:

O CONAR nasceu de uma ameaça ao setor: no final dos anos 70, o governo federal pensava em sancionar uma lei criando uma espécie de censura prévia à propaganda. Diante dessa ameaça, uma resposta inspirada: autorregulamentação, sintetizada num Código, que teria a função de zelar pela liberdade de expressão comercial e defender os interesses das partes envolvidas no mercado publicitário, inclusive os do consumidor. A missão revelou-se um sucesso em Brasília e no resto do Brasil. Num espaço de poucos meses, anunciantes, agências e veículos subordinaram seus interesses comerciais e criativos ao Código, solenemente entronizado durante o III Congresso Brasileiro de Propaganda, em 1978. Logo em seguida, era fundado o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, uma ONG encarregada de fazer valer o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

O que é?

É uma organização sem fins lucrativos da sociedade civil que regula a publicidade no Brasil por meio de códigos de conduta e princípios éticos.
Conselho Nacional Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.