A narrativa aborda a trajetória de Bill Porter, um homem com paralisia cerebral que, apesar das adversidades, busca uma vida profissional ativa como vendedor de porta em porta. Desde a entrevista inicial, onde demonstra assertividade e utiliza componentes não-verbais eficazmente, até o cotidiano das suas vendas, Bill enfrenta e supera vários desafios interpessoais e profissionais.
Bill Porter não queria passar a vida condenado a não fazer nada. Sua mente era inquieta e ele sonhava em ser útil para o mundo, empreendendo um caminho de evolução. Mesmo com sua condição, adorava a área de vendas. Ele gostava do contato com as outras pessoas e via nesse trabalho uma grande oportunidade para evoluir profissionalmente.
Quem é Bill Porter ?
Bill nasceu com paralisia cerebral, o que acarretou limitações na sua fala e nos seus movimentos. Com o apoio sempre presente de sua mãe, o filme mostra a luta de Bill para conquistar um emprego de vendedor de porta em porta
Sinopse
Portland, Oregon, 1955. Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pela pessoas "normais", mas ao fazer sua 1ª venda para uma alcóolatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys, surgiu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick).
O que o filme passa?
O filme passa seis lições claras que devem ser levadas em conta por qualquer pessoa ou organização.
6. Goste do que faz e o sucesso será consequência.
5. Resista as adversidades
4. Entenda que cada cliente é único e que cada um tem suas necessidades
3. Cultive bons relacionamentos, passe uma boa imagem
2. Tenha paciência, persistência e disciplina
1. Não deixe o orgulho lhe tirar do caminho do sucesso
Situações Interpessoais
O filme mostra diversas situações interpessoais e profissionais que criam demandas de habilidades sociais. No início, há uma cena em que Bill Porter enfrenta uma entrevista de emprego. O desempenho assertivo juntamente com componentes não-verbais e paralinguísticos foram considerados importantes para Bill Porter conquistar a oportunidade de trabalho. Após obter a vaga de vendedor, o desempenho interpessoal-profissional pode ser analisado em diferentes situações: estabelecimento do contato com os clientes, apresentação dos produtos, fechamento das vendas, entre outras ocasiões essenciais para o exercício dessa ocupação.