Kategoriak: All - diagnóstico - tratamento - prevenção - sintomas

arabera Adriana Maria Lehnhard 4 years ago

1039

Calculo renal

Cálculos renais são massas sólidas formadas por pequenos cristais que podem se desenvolver nos rins ou em qualquer parte do trato urinário. Esses cálculos podem ser compostos por diferentes substâncias como cálcio, cistina, estruvita e ácido úrico.

Calculo renal

Calculo renal

Prevenção

Alimente-se menos com comidas ricas em oxalato, como espinafre, nozes, batata-doce e chocolate Reduza as quantidades de sal e proteína em suas refeições Continue alimentando-se de comidas ricas em cálcio, mas cuidado com suplementos. É essencial manter os níveis de cálcio no sangue estáveis
Tratamento

Litotripsia extracorpórea, Traqueostomia percutânea, Ureteroscopia, Analgésicos para a dor provocada pelo cálculo renal também são uma opção

Diagnostico

Ultrassonografia, radiografia de abdome,tomografia de abdome e exames de sangue e urina para tentar determinar o fator formador dos cálculos urinários

Sintomas

Dor lombar variável e intensa, como uma cólica, que pode se irradiar para flanco, abdome inferior e região genital (até vulva ou testículo) Náuseas e vômitos Desejo aumentado de ir ao banheiro urinar, mas sem expelir muita urina Desejo de evacuar, mas sem eliminar nada (pouco comum) Ardência para urinar Sangue na urina.

Fator de risco

Histórico familiar, beber pouca água, o sexo masculino é mais propenso a formar cálculos, determinados tipos de dieta, pessoas obesas e com problemas no trato digestivo.

É uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do trato urinário.

Os cálculos podem ser de cálcio, de cistina, de estrutiva e de acido úrico
Essas substâncias podem se precipitar e formar pequenos cristais que, com o tempo, vão se aglutinando e se transformarão em pedras.

Os rins são dois órgãos com um tamanho aproximado à uma mão fechada em formato de feijão. Em quantidade de 2 (dois), eles estão localizados imediatamente abaixo da caixa torácica, um em cada lado da coluna vertebral.